Polícia Civil e Prefeitura fecham hotéis e bingo clandestino no Centro de Manaus

ROB_5190

O Governo do Amazonas, por meio da Polícia Civil, em parceria com a Prefeitura de Manaus, realizou na tarde e noite de quinta-feira, 05, a operação “Centro Seguro 4”, com a fiscalização de 20 hotéis localizado na rua Lobo D’Almada. Na operação, sete estabelecimentos foram fechados, em cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão. Foi encontrado, ainda, um bingo funcionando irregularmente em um dos prédios vistoriados.

 Além da Polícia Civil, que contou com a presença de 93 policiais civis e delegados, participaram da ação 70 servidores municipais. A Secretaria Municipal do Centro (Semc) coordenou a atuação das Secretarias de Finanças (Semef), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) e Planejamento e da Divisão de Vigilância em Saúde (Dvisa).

 De acordo com o delegado-geral adjunto, Mário Aufiero, a maior parte dos estabelecimentos vistoriados apresentou irregularidades como ausência de alvará de funcionamento do Implurb e descumprimento das normas sanitárias da Dvisa, além da existência de tráfico de entorpecente e a utilização dos locais como motéis, prática que não é permitida na área central de Manaus pela legislação municipal. “Nós fizemos uma investigação prévia, na qual se constatou, mais uma vez, que os hotéis e hospedarias não funcionam como deveriam funcionar. Então assa operação visa combater nessa área a exploração sexual, tráfico de pessoas, o tráfico de drogas”, disse Aufiero.

 A boate Remulos Clube, que funciona em um prédio de quatro andares, foi um dos locais fechados após a fiscalização. Além da ausência dos documentos autorizando o funcionamento e da prática de exploração da prostituição de terceiros, foi constatado o furto de energia elétrica, água e sinal de televisão a cabo no prédio e desrespeito às leis fiscais. Os policiais encontraram ainda alguns aparelhos celulares em um dos quartos e entorpecentes.

 Em outro prédio, localizado na esquina das ruas Lobo D’Almada e Saldanha Marinho, a polícia descobriu um bingo clandestino funcionando no lugar, que foi lacrado e os funcionários levados para prestar depoimento. No local, a polícia constatou a presença de muitos idosos e encontrou uma grande quantidade de dinheiro, além de máquinas caça-níqueis, que de acordo com a delegada Márcia Chagas, coordenadora operacional da seccional Sul, são importadas, o que deve configurar crime de contrabando.

 “O que nós percebemos aqui é a exploração de senhores e senhoras idosas. Trabalhadores que saem dos seus serviços e acabam gastando seus salários aqui. Os jogos são manipulados, as pessoas são prejudicadas”, disse a delegada.

 Outras edições – A primeira edição da operação Centro Seguro foi realizada no dia 2 de agosto e 16 hotéis foram interditados e notificados por irregularidades, na rua Quintino Bocaiúva. Na ocasião, a Justiça havia concedido à Polícia Civil 18 mandados de busca e apreensão. Dois hotéis estavam regulares, tinham autorizações e licenças exigidas pela legislação municipal. Na operação, 39 pessoas foram apreendidas.

 Entre elas, 20 eram estrangeiros com origem da Venezuela, Colômbia e Peru. Na época, os estrangeiros foram apenas multados e notificados para deixar o País em oito dias. Dois dos estrangeiros foram indiciados por falsificação de perfume. O número de crianças encontradas foi 14, sendo a mais nova com três meses e a mais velha com 10 anos. Os menores estavam vivendo em ambiente deplorável, com baratas nos colchões, e estavam abandonadas no momento da operação.

 A segunda edição ocorreu no dia 24 de agosto e combateu a distribuição de produtos falsificados. A operação chegou às galerias do Hotel Amazonas e também nas ruas Marechal Deodoro, Floriano Peixoto e Teodoreto Solto, no Centro. Na operação, um homem considerado o ‘cabeça’ da distribuição da pirataria no centro, foi preso com mercadorias avaliadas em R$ 500 mil. Dez toneladas em produtos foram apreendidas. Sete empresários foram autuados em flagrante e encaminhados para a seccional, no bairro da Colônia Oliveira Machado, zona centro-sul.

  A terceira edição do Centro Seguro foi realizada para combater o tráfico de drogas e a prostituição infantil em bares e hotéis, no dia 27 de setembro e 15 locais foram fiscalizados com a autorização da Justiça por meio de mandados. Os locais desta edição foram as ruas Frei José dos Inocentes, Henrique Antony, Itamaracá, Tamandaré e Visconde de Mauá. A operação resultou na prisão de duas pessoas por tráfico de drogas e no fechamento de seis bares. Outras três pessoas foram levadas à seccional Sul da Polícia Civil, onde foi montada a central de flagrantes, para prestar esclarecimentos.

FOTO: ROBERTO CARLOS/AGECOM