Um temporal com chuva forte e ventos que chegaram até 80 km/h em algumas regiões provocou alagamentos, destelhamentos, naufrágio, queda muros e árvores, além de interrupções no fornecimento de energia elétrica e de internet em Manaus, na manhã desta segunda-feira (27).
O vendaval arrancou árvores e bloqueou ruas e avenidas, provocando engarrafamentos com os sinais de trânsito ficando inoperantes devido a falta de luz – cerca de 380 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, segundo a empresa Amazonas Energia.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a capital amazonense registrou ventos de 50 a 60 km/h com rajadas de 80km/h. Outras cidades da Região Metropolitana de Manaus também foram atingidas como Iranduba e Manacapuru.
A Defesa Civil do Município registrou até o momento 47 ocorrência praticamente em todas as áreas da cidade, com destaque para a Ponta Negra, na Zona Oeste, onde apartamentos dos prédios e um hotel localizados na orla da praia foram os mais atingidos pelo vendaval.
“Todas as regiões foram atingidas pela chuva forte. O Centro, Zona Leste e Centro-Sul. Muita queda de árvore e destelhamento”, informou o diretor do órgão, tem-cel Robson Falcão.
Vários serviços na capital, foram interrompidos por quedo no sistema de informatização. Também por conta da chuva, o leilão que estava sendo realizado hoje teve de ser interrompido enquanto estava no lote 21. O certame ficou revisto para ser retomado na tarde de hoje.
Manutenção de sistema
A tempestade também tirou do ar, outros serviços públicos, cujo sistemas precisaram passar por manutenção: atendimentos nos Postos Descentralizados do Detran-AM no Parque 10 Mall, Alvorada, Galeria dos Remédios, Compensa e nos shoppings Ponta Negra, Cidade Leste, ViaNorte, Sumaúma e Uai São José, por exemplo, serão suspensos para conserto. Todas as pessoas agendadas entre 14h e 16h poderão ser atendidas até o dia 7 de janeiro nos mesmos horário e local marcados.
Destruição – Um barco, identificado como Maria 3, também foi alvo do temporal e naufragou no Porto do São Raimundo, na Zona Oeste. O Corpo de Bombeiros não informou sobre pessoas feridas ou desaparecidas. Mesmo com a confirmação da ocorrência, os bombeiros não chegaram a ser acionados para a situação. O 9º Distrito Naval da Marinha vai apurar as causas do naufrágio.
Na Ponta Negra, na Zona Oeste, árvores foram arrancadas pela força do vento. A forte chuva também danificou parte da decoração de Natal da Ponta Negra, além de barracas de comerciantes.
- No entorno da Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro, árvores também foram arrancadas com a força da ventania. Também há relatos de árvore caída na Avenida do Turismo, no Tarumã. Houve o destelhamento de uma casa no bairro Japiim, Zona Sul. A rua ficou bloqueada e o fornecimento de energia elétrica foi interrompido por conta da ocorrência.
Uma estrutura metálica caiu sobre a Avenida Autaz Mirim, logo após a Bola do Armando Mendes, na Zona Leste, sentido Ceasa. Veículos menores conseguem passar, mas o tráfego de caminhões ficou bloqueado por conta do objeto na pista.
Amazonas Energia informou que, durante vendaval, vegetação e objetos foram lançados sobre a rede elétrica e danificaram vários equipamentos.
Um posto de gasolina localizado na Avenida Djalma Batista teve parte do forro arrancado com o forte vento durante a chuva na manhã desta segunda-feira (27). Em vídeo gravado por funcionários do Grupo Diário de Comunicação mostram o momento em que o forte vento atinge o local. Um dos frentistas do posto de gasolina quase é atingido pelo forro do estabelecimento que caiu.
Bairros que ficaram sem energia em Manaus
Os bairros atingidos em Manaus foram: São José III e VI, Armando Mendes, Uai Shopping, Zumbi, Parque das Castanheiras, Novo Reino, Nova Floresta, Tancredo Neves, Jorge Teixeira I, II e III, Comum. Chico Mendes, Grande Vitoria, Distrito II, Coroado, Aparecida, Centro, Cidade Nova, Compensa, Vila da Prata, Coroado, Santo Antônio, São Jorge, Adrianó polis, Distrito Industrial Chapada, Nossa Sra. Das Graças, Japiim, Petrópolis, D. Pedro, Parque Dez, Parque das Laranjeiras, Flores, Tarumã, Colônia Terra Nova, Ponta Negra, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Jesus Me Deu, Morro da Liberdade, Betânia.
Equipes foram reforçadas para atender as demandas extras causadas pelo temporal. As demandas podem ser registradas em canais de atendimento (call center 0800 701 3001, app e site), que estão disponíveis 24h.
Chuva desde sexta-feira
Manaus passa pelo período de chuva que desde a última sexta-feira (24) tem causado transtornos na capital. Na véspera de Natal, casas ficaram parcialmente alagadas no bairro Colônia Santo Antônio e a Avenida Torquato Tapajós ficou quase intrafegável devido as águas terem transbordados na via.
Nota
A fornecedora de energia de Manaus, Amazonas Energia, distribuiu nota sobre a interrupção dos serviços, os prejuízos e dos trabalhos realizados para a recuperação da rede elétrica da cidade. Leia na íntegra:
Amazonas Energia informa que na manhã desta segunda (27), ocorreu um temporal com fortes rajadas de ventos e descargas atmosféricas na cidade de Manaus e interior do Amazonas , o que ocasionou danos com vegetação e objetos lançados sobre a rede elétrica, danificando vários equipamentos. A forte chuva afetou vários pontos da cidade, 63 alimentadores foram desligados, em torno de 20%, os bairros atingidos foram: São José III e VI, Armando Mendes, Uai Shopping, Zumbi, Parque das Castanheiras, Novo Reino, Nova Floresta, Tancredo Neves, Jorge Teixeira I, II e III, Comum. Chico Mendes, Grande Vitoria, Distrito II, Coroado, Aparecida, Centro, Cidade Nova, Compensa, Vila da Prata, Coroado, Santo Antônio, São Jorge, Adrianó polis, Distrito Industrial Chapada, Nossa Sra. Das Graças, Japiim, Petrópolis, D. Pedro, Parque Dez, Parque das Laranjeiras, Flores, Tarumã, Colônia Terra Nova, Ponta Negra, Santo Agostinho, Lírio do Vale, Jesus Me Deu, Morro da Liberdade, Betânia atingindo aproximadamente mais de 380.000 clientes, 30% de clientes da capital.
Informamos também que as cidades de Manacapuru e Iranduba estão sem energia elétrica no momento. Equipes já estão atuando para restabelecer o sistema.
Ressaltamos que nossas equipes foram reforçadas para atender todas as demandas extras causadas pelo temporal. As demandas podem ser registradas em nossos canais de atendimento (call center 0800 701 3001, app e site), que estão disponíveis 24h.
A Amazonas Energia agradece a compreensão de todos e continua trabalhando 24 horas por dia para restabelecer o sistema elétrico no menor espaço de tempo possível.
Imagens: Redes sociais