Trabalhadores dizem que petrolífera deixou 3 mil explosivos no solo da Amazônia

Um grupo de trabalhadores da empresa norte-americana Geokinetics, responsável pelo serviço geofísico em um campo de extração de petróleo no município de Tefé (a 522,027 quilômetros de Manaus), apresentou denúncia de abandono pela companhia no MPT-AM (Ministério Público do Trabalho no Amazonas) na manhã desta sexta-feira, 13. Conforme os trabalhadores, a Geokinetics, que decretou falência, abandonou mais de 1 mil funcionários, sendo 150 no campo de extração, e deixou mais de 3 mil explosivos no solo, em um campo minado no Rio Tefé.

De acordo com o médico coordenador de saúde da Geokinetics, Cleverson Redivo, os explosivos seriam usados em detonação para avaliação geofísica do solo. “Os explosivos estão lá com as espoletas e prontas para serem detonadas. Então, falamos que tem um campo minado no meio da selva amazônica, próximo a uma fazenda desativada conhecida como Cieané, que existia naquelas localidades”, afirmou o médico.Redivo disse que a Geokinetics decretou falência nos Estados Unidos. Ela havia sido contratada pela empresa russa chamada Rosneft.

De acordo com Cleverson Redivo, a empresa dos Estados Unidos começou os trabalhos em Tefé no mês de setembro de 2017 e no dia 26 de junho deste ano decretou falência e abandonou os trabalhadores sem pagar os salários e as indenizações. “Estamos em um número de 20 pessoas no Ministério Público do Trabalho, onde vamos formalizar a denúncia contra a empresa.

Na segunda-feira, 16, vamos fazer uma manifestação em frente à sede da Rosneft, que fica no prédio Day Office, na Rua São Luís com a Avenida Mário Ipiranga”, disse.O médico afirmou que as pessoas que comandavam a empresa em Manaus sumiram e que mais de 150 pessoas foram abandonas no campo. Revoltados, os funcionários ameaçaram, inclusive, atear fogo nas instalações. “Essas pessoas que foram abandonadas no campo tiveram que ser resgatadas pela empresa Rosneft, que contratou a empresa falida”, disse Cleverson. Segundo o médico, os trabalhadores tentam rever os direitos trabalhistas por meio de uma fatura que a empresa russa Rosneft tem para pagar Geokinetics.

Bacia do Solimões

Ao assumir os compromissos da Geokinetics, a Rosneft firmou contrato com a Queiroz Galvão Óleo e Gás e a Schlumberger para serviços de perfuração de poços de petróleo no Amazonas. A exploração começou em área da Bacia do Solimões onde a empresa pretendia perfurar seis poços. Esse procedimento é fundamental para avaliar o potencial de exploração de hidrocarbonetos. O Projeto Solimões incluía 18 áreas licenciadas e 37 mil metros quadrados.De acordo com avaliação da corporação DeGolyer and MacNaughton, as reservas das jazidas ultrapassam os 666 milhões de barris de petróleo tipo C3 (95% dos recursos são gás natural)

Com informações do Amazonas Atual