Ação tripartite, leva capacitação para médicos e enfermeiros e beneficia mais de 300 mulheres em Tefé

Foto: Janderson Cordeiro

A falta de planejamento familiar e a gravidez indesejada é um fator determinante e que tem afetado diretamente a qualidade de vida de milhares de mulheres que na maioria das vezes por falta de alternativas e de acesso a métodos contraceptivos, precisam se dedicar a cuidar dos filhos e da família, deixando de lado, sonhos e projetos de vida.
A prefeitura de Tefé vem trabalhando em políticas públicas voltadas às mulheres.

Nessa quarta feira a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), recebeu em uma ação parceira equipes do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e “Gerencia do Ciclo de Vida” em uma ação que capacitou 19 médicos que atuam no município e cerca de 90% das equipes de “Saúde da Família” para a aplicação de “Dispositivos Intrauterinos (DIU’s)”. A capacitação trouxe também, outro ponto positivo oportunizando a 340 mulheres da zona urbana e da zona rural do município a aplicação dos dispositivos.

“O que está acontecendo aqui, é uma capacitação para que esses médicos estejam aptos para nas suas UBS darem continuidade ao método e fazerem a inserção do DIU. Nosso objetivo é treinar 100% das equipes que atuam no Programa de Saúde da Família, e é importante informar que o DIU de cobre é um método fornecido pelo Ministério da Saúde, a compra é feita centralizada e a gente distribui para estados e municípios. É uma inserção simples, rápida e leva de dois a cinco minutos quando a equipe está treinada”, pontuou Letícia Mota, da Coordenação Geral dos Ciclos de Vida do Ministério da Saúde.

O médico Adriano Tavares destacou a eficácia do método. “Quando você coloca um DIU você pode ficar por até 10 anos, mais se quiser daqui a um ano engravidar você pode retirar antes. É um método não hormonal que vai lhe permitir escolher o momento exato que você vai querer engravidar”, destacou o Dr. Adriano Tavares, médico obstetra que liderou a capacitação.

“Trouxemos aqui o médico e as enfermeiras da UBS Fluvial, e de todas as UBS do município, que estão recebendo essa capacitação então a partir de agora, onde eles estiverem atendendo e houver interesse de alguma mulher em receber esse método contraceptivo eles vão estar capacitados para fazer essa inserção”, destacou a Secretária da SEMSA, Lecita Marreira.

“O planejamento reprodutivo é extremamente importante para as mulheres do amazonas, principalmente pelas longas distâncias e pelas dificuldades geográficas, então essas mulheres com a inserção do DIU de cobre, que é o que nós estamos oferecendo vão ter muito mais tranquilidade, e as equipes de saúde também para trabalhar o planejamento reprodutivo com essa população”, enfatizou Sandra Cavalcante, gerente de Políticas Estratégicas da SES-AM.

A agricultora Suzane Maia, moradora do Caiambé, assim como outras veio com o apoio logístico da prefeitura, ela já tem um filho e viu na ação, a oportunidade de planejar com mais tranquilidade o seu desenvolvimento familiar. “Agradeço a Deus por ter colocado essa oportunidade na minha vida, não só pra mim, como para todas às mulheres que estão aqui querendo ter um futuro melhor pra sua família. Se mais na frente for da vontade de Deus a gente tem mais filho né”, disse a agricultora.

  1. *Com informações da assessoria