8ª SNCT promovida pelo CEST-UEA e CETAM debateu temas como mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos

Encerramento do evento na Praça Remanso do Boto

O Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST–UEA) juntamente com o CETAM realizou no período de 20 a 23 de outubro a 8ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNTC). A participação da Universidade neste evento nacional já é uma tradição, pois desde 2004, a UEA de Tefé, prepara uma programação muito rica e diversificada para  crianças, jovens e a sociedade em geral. A programação do evento foi composta por palestras, mini-cursos, mesas redondas, exposições, oficinas, painéis e demais ações e esforços correlacionados, totalizando cerca de 100 atividades. Houve participação de professores e acadêmicos da UEA/CEST, da rede pública e privada de educação, palestrantes convidados, instituições parceiras na esfera municipal, estadual e federal, empresas públicas e privadas. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Alessandro Augusto dos Santos Michiles (UEA/Escola Normal Superior) e a pesquisadora do Instituto Mamirauá, Bárbara Richers, que proferiram palestras na abertura do evento sobre Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, que é o tema central do evento deste ano.

No auditório do CETAM no dia 21 de outubro, agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Giane Petrocchi (Analista da CGIE), Victor Lúcio Faria (Oficial de Inteligência) e Helton Miranda (Oficial de Inteligência e Coordenador-geral de Inteligência Externa da ABIN), proferiram palestras sobre Segurança Biológica, Uso do Conhecimento tradicional e o Programa Nacional de Integração Estado-Empresa na Área de Bens Sensíveis (Pronabens). O evento contou também com a participação dos professores Antonio Estanislau Sanches e Ivanilza Teixeira Barbosa (UEA/ENS) que ministraram os mini-cursos de Cartografia e Estatística Aplicada à Pesquisa, respectivamente, voltados aos acadêmicos da Universidade.

No dia 22 de outubro, destaca-se na programação a realização de uma excursão ecológica na estrada da EMADE com uma visita ao terreno da UEA, com o objetivo de observar de perto os impactos ambientais, como o desmatamento. A noite deste mesmo dia ocorreu uma mesa-redonda sobre Educação Ambiental e Política Institucional, na qual estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Exército Brasileiro, Prelazia de Tefé, Instituto Mamirauá, Universidade do Estado do Amazonas e Associação Comercial e Empresarial de Tefé, que com a participação de professores e acadêmicos da Universidade levantaram problemas ambientais que atualmente ocorrem no município e propuseram soluções para os mesmos, para tentar transformar os riscos em oportunidades.

No dia 23 de outubro, em baixo de chuva, o encerramento da 8a SNCT se deu na praça Remanso do Boto, na qual a Banda Municipal se apresentou, abrilhantando o evento com apresentação de canções, e os Cursos de Biologia e Química do CEST-UEA apresentaram peças teatrais sobre a Teoria da Evolução e o Show da Química. A 8ª SNCT sempre possui como principal objetivomobilizar a população residente no muncípio de Tefé e circunvizinhos da região do médio solimões para despertar o interesse em ciência, tecnologia e inovação, valorizando a criatividade e a atitude técnico-científico. Segundo o presidente da comissão de planejamento e execução profº afonso Celso Valois ” o evento serviu para a elevação do nível de conhecimento da sociedade de maneir, de maneira geral, sobre a grande importância da Amazônia para a sustentabilidade da humanaidade”. De acordo com a diretora da UEA em Tefé, profª Luciane Souza, ” è muito importante pararmos para refletir sobre a crise mundial que o nosso planeta atualmente está passando e juntarmos esforços, enquantos cidadãos, para minimizarmos todos os impactos que são gerados por tais ameaças.

Fonte: Comunicação CEST-UEA

Fotos: Divulgação

Estudantes da rede pública participaram do evento

 

Excurção ecológica ao terreno da UEA na estrada Tefé-emade