A agenda positiva realizou na manhã de domingo 26/07 no auditório da escola estadual Gilberto Mestrinho uma audiência pública com diretores da empresa petrolífera HRT. O objetivo do evento foi obter informações sobre o trabalho da empresa na região, e também sobre os impactos sociais, financeiros e principalmente ambientais que as atividades de pesquisa e exploração de petróleo e gás, já estão causando ao município. A reunião começou às 9:00 e se estendeu por mais de três horas. O público lotou o auditório e outras dependências da escola. Àqueles que não puderam participar, acompanharam a reunião através do rádio, com transmissão da rádio Alternativa FM e rádio rural. Os diretores ouviram denúncias e questionamentos de líderes comunitários, estudantes, ambientalistas, representantes de instituições federais, estaduais e municipais. Um dos principais assuntos debatidos foi a contratação de mão-de-obra no município, que segundo Gracco Diniz, diretor da empresa, será feita em parceria com o serviço nacional de emprego – SINE,através de um posto local.Saúde também foi destaque, visto que vários participantes da reunião expuseram a situação caótica na saúde em Tefé. A empresa informou que conforme conversações com a administração anterior do município foi levantada a questão da aquisição de uma UTI para o hospital regional de Tefé, mas que tudo isso pode ser discutido novamente com a administração atual e a sociedade. A expectativa de projetos sociais a curto e longo prazo para o município, a falta de comunicação da administração atual com a empresa, e a formação de um conselho para fiscalizar a correta destinação dos recursos provenientes dos royalties e impostos arrecadados pelo município foram os questionamentos mais observados. A vice – prefeita Jean celane anunciou a isenção fiscal na cobrança de impostos, com o objetivo de atrair mais benefícios para o município. Questionado sobre esse assunto, Gracco Diniz disse que desconhecia essa informação e frisou que esse é um assunto que precisa ser discutido com muita atenção. Essa foi a primeira audiência pública da HRT com representantes da sociedade civil organizada. Os representantes da empresa informaram ainda que outras reuniões irão acontecer.
O que é a agenda Positiva?
Segundo Paulo Roberto e Souza, participante, a agenda positiva é um fórum de discussão e proposição criada em 2004, que originalmente surgiu para tratar das questões envolvendo terras indígenas e unidades de conservação, e que com o decorrer do processo os participantes decidiram dar enfoque também às questões sociais, ambientais, econômicas e políticas que precisam ser discutidos pela população.
As reuniões ocorrem mensalmente, onde um tema é colocado em discussão. Desse fórum participam representantes de instituições governamentais e não governamentais e cidadãos.
Fonte: Comunicador Popular