Defesa Civil forma 150 voluntários no médio Solimões

O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec) realiza a 3ª Brigada de Emergência do Estado do Amazonas, no município de Tefé, com o objetivo de formar 150 voluntários de Defesa Civil.

O curso acontece do dia 19 a 28 de novembro, os voluntários vão atuar em situações de emergência de natureza humana, natural ou tecnológica na região do Médio Solimões, abrangendo os municípios de Coari, Tefé, Japurá, Carauari, Fonte Boa, Maraã, Uarini, Alvarães, Jutaí e Juruá.

“A área do Médio Solimões é considerada vulnerável porque concentra dois grandes pólos de exploração de petróleo e gás”, enfatizou o Secretário Executivo do Subcomadec, Roberto Rocha.

Rocha disse ainda que por conta do desenvolvimento econômico desta região a vulnerabilidade aumenta por conta manuseio e transporte de produtos químicos.

“Por isso é importante formar brigadistas nesta área. Assim estarão aptos para atuar em qualquer situação adversa e realizar a primeira resposta durante um desastre’’.

O Médio Solimões é ainda uma região propícia a ocorrência de enchente, estiagem, incêndio florestal, vendaval e desbarrancamento.

Essa é a 3ª. Brigada de Emergência realizada pelo órgão em 2011. Além das instruções de salvamento terrestre e aquático, combate a incêndio, evacuação de ambiente, primeiros socorros, instalação de barracas e manuseio de equipamentos, ministradas por técnicos da Defesa Civil, a novidade desta edição é a técnica de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI), que será ministrada por um médico legista do Instituto Médico Legal de Manaus (IML).

300 Brigadistas já estão atuando nas regiões do Alto Solimões e Baixo Amazonas.

Fonte: Em tempo online