Enchente 2012 – Tefé decreta situação de emergência

Moradores de diversas áreas da cidade de Tefé já estão sendo afetados pela subida das águas do lago de Tefé. Além do lixo que se acumula próximo as residências, doenças também preocupam aqueles que têm que conviver todos os anos com essa situação, enquanto segundo eles, faltam ações de apoio por parte da Prefeitura de Tefé.

Segundo Wane Walter de Carvalho (barbado), coordenador da defesa civil no município, a Prefeitura decretou situação de emergência no dia 10/04 em função das subidas das águas do lago de Tefé e rio Solimões, e está cadastrando as comunidades ribeirinhas do interior do município e também das áreas urbanas atingidas. Disse que está concluindo a avaliação de danos que será enviada ao governo do estado para a liberação de recursos. O coordenador afirmou que até o momento a prefeitura não está fornecendo nenhum tipo de ajuda, mas que a pedido do prefeito, um relatório foi elaborado para que as devidas providências sejam tomadas.

Segundo ele o estado de situação de emergência foi decretado na terça-feira passada (10) quando o nível das águas no rio Solimões atingiu a marca de 12,80 cm, dados fornecidos pela Agência da Capitania dos Portos em Tefé. Disse ainda que segundo órgãos oficiais a cheia desse ano será ainda maior que a de 2010, e que certamente Tefé atingirá o estado de calamidade pública.

Fotos: J. Luiz