Estudantes fazem protesto contra a corrupção em Tefé

Moradores e estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em Tefé participaram, na tarde de ontem, da ‘Marcha Contra a Corrupção’, organizada pelo Movimento do Estudante Universitário (MEU).

De acordo com um dos manifestantes Maicon Santos, membros do MEU sofreram ameaças e registraram a ocorrência na delegacia de Tefé. “Ligaram ameaçando, foi uma ameaça velada. A gente não sabe quem foi, mas a Justiça fará sua parte”, disse.

A Polícia Militar foi chamada para acompanhar a manifestação, que ocorreu de maneira  pacífica.  “Nossa manifestação ocorre de maneira articulada com outras cidades do País. Somos contra a corrupção de maneira geral. O povo de Tefé e o povo brasileiro estão cansados de corrupção”, disse Santos.

O ponto de partida da manifestação foi a Escola Estadual Gilberto Mestrinho  e  terminou na praça Remanso do Boto, Centro da cidade. Com faixas, carros e motocicletas os manifestantes, que estavam de rostos pintados, percorreram várias ruas  da cidade e chegaram a passar em frente à sede da prefeitura.

Eles denominaram a marcha como apartidária e pediram melhorias na saúde, infraestrutura e educação. “Nós brigamos contra uma corrupção que está generalizada no País, mas  sentimos os efeitos dela onde vivemos. Um exemplo é a educação que não é de qualidade”, afirmou a estudante Rosiele Camões.

Denúncias

O ato ocorreu após as denúncias de contratação de empresas ‘fantasmas’ pela Prefeitura de Tefé na gestão de Jacimar Oliveira Veloso, o ‘Papi’ (PMDB). A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) considerou irregular a situação de emergência decretada pelo prefeito um dia após sua posse.

Alegando situação de emergência, Papi  contratou sem licitação, por  R$ 4.724.572,18, três empresas cujos endereços não correspondem aos informados no CNPJ.

A reportagem entrou em contato com o prefeito,  que chegou no início da noite de ontem ao município. Ele afirmou que neste sábado deve prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Fonte: Matéria Postada no portal: www.d24am.com.br por Daniel Jordano