Fé, emoção e alegria na festa do divino em Alvarães (atualizada)

RPM fez um show inesquecível

O município de Alvarães durante dez dias comemorou a Festa do Divino Espírito Santo, e recebeu milhares de pessoas de todo Brasil. O Festejo do Divino foi festejado pela primeira vez pelo senhor Francisco Pôncio, em 1953 no igarapé do Miriti, afluente do lago de Alvarães.  A Festa é um evento tradicional e bastante conhecido naquela região, por ter uma grande explosão de fogos de artifício, que duram quase 30 minutos. Mas, o que verdadeiramente emociona os espectadores, são as Barquinhas do Divino, que são pedaços de madeiras flutuantes com pequenos estilhaços de velas em chamas, rodeados com papel colorido. Que sobre as águas, dar a impressão de existe uma cidade submersa encima do lago de Alvarães.

Durante o festejo várias pessoas se deslocam de diversas localidades para participar dos atos de fé e religiosidade, no primeiro dia e realizada a alvorada organizada pela maior parte dos fieis, em seguida e servido o café da manhã acompanhado com pé-de-moleque e biscoitos, durante o período da tarde acontece a levantação do mastro do Divino, levando com ele a bandeira do Divino Espírito Santo e várias frutas típicas da região. Seguido de um delicioso tacacá, e durante a noite é realizado a novena e logo após o arraial.

O que se torna a festa inusitada e atraente é o ritual como ela é realizada. É realizada a alvorada e todas as programações do festejo na última noite de festa. Por volta das 18:00 acontece a procissão pela ruas da cidade com término no lago de alvarães. Seguido de salvas de fogos e um grande show pirotécnico.

 Devotos da cidade e comunidades rurais além de visitantes participaram ativamente no dia 26/05 de umas das festas mais tradicionais da região. Além da celebração religiosa, shows da banda de rock RPM, Vavá Santos, Já kero e atrações locais agitaram as milhares de pessoas que se aglomeraram em frente à prefeitura municipal, numa grande estrutura montada ao ar livre.

Por Elias Ról

Fotos: J. Luiz