Operação Ágata reforçam atividades da capitania dos portos em Tefé

fuzileiros acampanhados na praia da ponta branca em Tefé

No dia 09 de outubro, foi iniciada a Operação Ágata 6, com emprego da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e os Órgãos de Segurança Pública nos níveis Federais, Estaduais e Municipais.

 Esta Operação faz parte do Plano Estratégico de Fronteiras, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff, em junho de 2011, com as diretrizes de estabelecer alianças com os países que fazem fronteira com o Brasil e possibilitar a atuação integrada entre órgãos de segurança e as Forças Armadas.

            Na região Amazônica a Força Naval está empregando aeronaves de asa rotativa, lotados no 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, e ainda conta com emprego de meios da Flotinha do Amazônia, do Batalhão de Operações Ribeirinhas, dentre outros.

Nessa Operação além dos serviços de Patrulha e Inspeção Naval, ainda está sendo disponibilizado  às comunidades ribeirinhas nas áreas de Operação, o acesso a assistência médico-hospitalar, odontológica e sanitária.

            A bordo de navios, aeronaves e lanchas da Marinha do Brasil, marinheiros e fuzileiros navais já se encontram em ação na Operação Ágata 6, que visa fortalecer a presença das Forças Armadas na região de fronteira, reduzir a criminalidade e aumentar a segurança do povo brasileiro.

            A Operação acontece na fronteira do Brasil com a Bolívia, a Colômbia e o Peru, abrangendo os estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde militares e civis do Ministério da Defesa, da Marinha, do Exército e da Força Aérea atuam, em coordenação com outros órgãos federais e estaduais, contra ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Subordinados ao Comando do 9° Distrito Naval, em Manaus-AM, e ao Comando do 6° Distrito Naval, em Ladário-MS, os seguintes navios participam da Operação: Navio-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares”, Navio-Patrulha Fluvial “Pedro Teixeira”, Navio-Patrulha Fluvial “Roraima”, Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”, Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, Monitor “Parnaíba”, Navio de Transporte Fluvial “Paraguassu”, Navio de Apoio Logístico Fluvial “Potengi”, Aviso de Transporte Fluvial “Piraim”, Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”, Navio Patrulha “Penedo”, Navio Patrulha “Poti” e Navio Patrulha Piratini.

            No dia 13 de outubro, desembarcou na cidade de Tefé, um Pelotão de Fuzileiros Navais lotados no Batalhão de Operações Ribeirinhas  fim reforçar as atividades de Inspeção Naval e Patrulha Naval da área sob responsabilidade da Agência Fluvial de Tefé.

            A Agência Fluvial de Tefé que tem sob sua responsabilidade a fiscalização e patrulha dos principais rios Navegáveis da região, como o Solimões, Juruá e Japurá, como relatado pelo seu Comandante o Capitão-Tenente Eudimaci Barboza de Lira, considera esse embarque da tropa de elite da Marinha, os Fuzileiros Navais, uma contribuição significativa para manter um intensivo controle e fiscalização dessas importantes vias fluviais.

 Fonte: Agência da Capitania dos Portos de Tefé

Foto: Franklin