Hospital de Tefé é acusado de negligência médica

Segundo reportagem publicada no jornal Amazonas Em Tempo, edição de terça-feira (23/10), o cacique da etnia kokama, Agenor carvalho Figueiredo (51), denunciou suposta negligência médica que ocasionou a morte de sua sogra, a indígena Maria de Fátima ferreira de Araújo (51) durante a madrugada de segunda-feira (22) em Tefé.

Segundo o cacique dia 08 deste mês Maria de Fátima sofreu uma queda em uma rua de Tefé e bateu com a cabeça na quina de uma calçada. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional de Tefé. No momento em que chegou ao hospital os enfermeiros informaram que nenhum médico estava atendendo pelo fato do prefeito do município Jucimar Veloso (papi) ter suspendido o contrato, pois não havia conseguido a reeleição, por isso a indígena ficou internada sem atendimento médico.

Maria de Fátima ficou internada durante 16 dias, mas não resistiu e veio a falecer. Segundo o cacique um enfermeiro do hospital chegou a informar que sua sogra não tinha sido atendida por apoiar o candidato da oposição.

Outro lado

A reportagem do jornal entrou em contato com a secretária municipal de saúde, Nalú Celani, que informou por telefone que desde que a indígena chegou ao hospital foi assistida por três médicos e o fato de ter tido um acidente vascular cerebral muito grave, e por ser diabética, teve o seu caso agravado.

Informou ainda que a paciente precisava ser transportada para Manaus, mas os médicos informaram que devido ao seu estado de saúde e a idade, ela resistiria ao vôo.

Fonte: Jornal Amazonas Em Tempo