O Ministério Público do Estado através da Promotoria de Justiça de Tefé instaurou um inquérito civil público de nº 035/2012 que investiga o pagamento indevido de salários a professora Valéria Greyce Freitas da Silva.
Segundo investigação do MP, Valéria que é filha da secretária municipal de educação, Maria das Graças Freitas da Silva, recebeu seus salários normalmente durante boa parte do ano de 2012 embora não comparecesse no trabalho.
A investigação revelou também que a secretária municipal de educação sabia do fato e não tomou nenhuma providencia. Em investigação in loco o promotor Roberto nogueira constatou as irregularidades ao analisar o livro de ponto da escola Walter Cabral e também em informações obtidas na SEMED.
A promotoria também requisitou ao prefeito de Tefé a instauração de sindicância ou de procedimento administrativo disciplinar para apurar as condutas da secretária Maria das Graças Freitas, da gestora da escola Raimunda Zelinda do Nascimento e das professoras Valéria Greyce Freitas da Silva e Shauma Gomes de Souza e ainda as fichas funcionais e financeiras de todas as investigadas.
A reportagem do TeféNews procurou a secretária para esclarecimentos mas não foi localizada.