Ministra do STJ e Omar Aziz participam do lançamento da pedra fundamental do novo Fórum de Tefé

A corregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon acompanhada do presidente do TJ-AM Des. João Simões, Pres. do TRE-AM Graça Figueiredo, Corregedora Geral de Justiça do Estado Socorro Guedes e do Governador do Amazonas Omar Aziz, estiveram em Tefé na manhã de ontem (06) para participar do lançamento da pedra fundamental das novas instalações do Fórum de Justiça da Comarca de Tefé, localizado na Estrada do Aeroporto.

 

 

 

 

 

“Eu costumo dizer que eu sou generala de campo, não de gabinete, por isso faço questão de visitar as bases e assim tenho condições de saber e ver na fisionomia dos jurisdicionados as suas dificuldades”.

Após o descerramento de placa comemorativa a ministra frisou em discurso que o município merece um poder judiciário á altura, e sua missão como corregedora do CNJ é fazer um judiciário eficiente e presente. Ela ressaltou ainda a parceria da Justiça com o Governo do Estado.

Presidente do TJAM destaca atuação dos magistrados da Comarca

Em seu discurso o Desembargador João Simões agradeceu a prefeitura de Tefé pela doação do terreno para a construção do prédio e anunciou que o novo fórum contará com o funcionamento de quatro varas, sendo  construído com recursos próprios do tribunal, oriundos do fundo de reaparelhamento. Em sua fala o presidente fez questão de salientar que a comarca de Tefé é uma das mais movimentadas do interior do estado com tramitação nas três varas de mais de 3.500 processos. Ressaltou também a atuação dos magistrados Dr. Cid da Veiga Soares Jr., Sabrina Cumba Ferreira e Suzy Irlanda Araújo Granja da Silva.

Governador diz que o momento é histórico

Omar aziz ressaltou em seu discurso que esse momento é histórico, pois é a primeira vez que uma corregedora do CNJ vem ao interior do estado. Disse ainda que onde não há justiça não há cidadania: “ muitas vezes há injustiça cometida por um ou outro administrador, quando o povo fica abandonado ele tem que recorrer a alguém, e abaixo de Deus quem pode colocar em ordem a sua vida é a justiça presente no Município”. O governador lembrou que fazer justiça no interior do estado não é uma tarefa fácil, principalmente nos municípios mais distantes. Antes de seguir para Maraã, Omar Aziz acompanhado pela Ministra Eliana Calmon e sua comitiva visitaram as atuais instalações do Fórum da Comarca de Tefé.

Governo vai promover concursos conforme demanda das regiões do estado

Ao elogiar a iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado, na realização de concursos  por calhas dos rios, o governador disse que o estado poderá adotar a mesma metodologia na realização de concursos públicos para ocupar vagas no interior, principalmente na polícia militar.

Obras em Tefé

O governador aproveitou o momento para dizer que já está em fase de licitação o projeto de urbanização do município, no valor de mais de vinte milhões. Anunciou a construção da ponte que ligará o centro da cidade ao bairro do abial, já em fase de elaboração de projeto com a presença de técnicos do governo no município e garantiu também a construção da escola de tempo integral.

Danças tribais buscam apoio para realização de festival

Conversei com ele (papi) e ele sempre diz que vai ajudar, mas quando?”

 O presidente da liga das danças tribais de Tefé, Amarildo da Conceição Alves de Souza (Tide) aproveitou a visita do governador para entregar em mãos o projeto do Festival das danças tribais do município. Tide informou que já é a quinta vez que conversa com o governador sobre o assunto e que a entidade sempre contou com o apoio do estado. Disse que em um encontro anterior o governador falou com o prefeito de Tefé, Jucimar Veloso, sobre o assunto, e que ficou acertado que a prefeitura iria patrocinar o festival, mas até agora nada de concreto foi feito: “Conversei com ele (papi) e ele sempre diz que vai ajudar, mas quando?”

Segundo o presidente da Lidant, os ensaios já estão acontecendo com o apoio de alguns comerciantes, pais dos brincantes, escolas e comunidade. O festival das danças tribais de Tefé acontecerá no dia 22 de Outubro na praça do remanso do boto.

Comunitários recorrem ao estado para solucionar problemas locais

A presidente da associação de moradores do bairro do Mutirão (Kadine) entregou nas mãos do governador um pedido de ajuda para a construção de uma caixa d’água no bairro, segundo ela o serviço oferecido pelo Saae-Tefé não está atendendo as necessidades dos moradores. Várias reclamações foram feitas, mas até agora a administração não resolveu o problema.

Dra. Suzy Irlanda ressalta a importância desse dia histórico
Ministra fotografa com Juízes e funcionários da comarca
Governador recebe o carinho dos estudantes

 

 

 

 

 

 

Fotos: Fábio de Oliveira