Prefeito de Coari é condenado a oito anos de prisão por homicídio

O prefeito de Coari, Arnaldo Mitouso, foi condenado culpado pela morte do ex-prefeito do município do interior do Amazonas Odair Carlos Geraldo, em 1995, durante uma briga em um restaurante, na qual se envolveram os seguranças do ex-prefeito e o próprio Mitouso.

A decisão do júri foi unânime que entendeu que ele foi o autor dos disparos que causaram a morte de Odair. O caso se arrastava na justiça desde 1995. De acordo com as investigações, Mitouso foi o autor dos dois disparos que atingiram a vítima e ainda tentou efetuar mais dois, porém a arma falhou.

A defesa alegou legítima defesa, o que não foi acatado pelos desembargadores. Durante o julgamento da manhã desta terça, a relatora do caso, Desembargadora Encarnação das Graças Sampaio Salgado, pediu a condenação de Mitouso a oito anos de prisão e o afastamento dele da Prefeitura de Coari.

O prefeito pode recorrer no próprio TJAM ou ao Superior Tribunal de Justiça.

O processo do prefeito de Coari é o primeiro da lista de julgamento, segundo o site do TJAM, e o procurador-geral de Justiça, Francisco Cruz, atuará na acusação de Mitouso.

Mitouso foi a julgamento em meio a uma série de denúncias contra a administração dele, que inclui contratação de empresas que têm como proprietários parentes de secretários municipais, nomeação de parentes de vereadores aliados,  prática de nepotismo e desvio de recursos públicos.

A oposição na Câmara de Coari aguardou ansiosa o julgamento  porque pretendem  instaurar uma CPI, caso Mitouso  se livre da acusação.

Fonte: d24am.com