Projeto da escola Gilberto Mestrinho é destaque na SBPC em São Luis

Um café produzido à base do coco do Tucumã (Astrocaryum aculeatum) por estudantes do Ensino Médio do Centro Educacional Governador Gilberto Mestrinho, no município de Tefé está ganhando destaque durante a ExpoT&C (exposição científica de instituições) na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em São Luís (MA).

O trabalho contou com investimentos do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via Programa Ciência na Escola (PCE).

O estudo intitulado ‘Preparação do Café do Coco do Tucumã e Extração do Óleo do Tucumã’ durou cerca de dois anos. Segundo a professora de química Alessandra Lopes Guimarães, coordenadora do projeto, a descoberta do café ocorreu por acaso, na busca de potencialidades do fruto bastante conhecido na Amazônia Legal.

“Junto com meus alunos do ensino médio, ao pesquisar o fruto, começamos a sentir um cheiro muito forte, semelhante ao do café. Depois de algumas análises, chegamos ao produto”, contou a professora. Ela informou ainda que o café de tucumã está em fase experimental e ainda não é produzido comercialmente e  que atualmente, está trabalhando com o fruto do tucumã, apenas na produção de café e óleo, mas já está desenvolvendo estudos para utilizar o óleo na fabricação de cosméticos.

O café tem chamado a atenção dos visitantes no estande e tem sido destaque na mídia nacional e internacional. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antônio Raupp esteve no estande do governo do Amazonas e conheceu de perto o projeto.