Rádio Difusora será homenageada em Sessão Especial nesta terça-feira na ALEAM

A Rádio Difusora será homenageada nesta terça-feira (6), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), pela passagem dos seus 63 anos de existência. A homenagem, em Sessão Especial, que atende a requerimento do deputado estadual Belarmino Lins (PMDB), deveria ter ocorrido no dia 24 de novembro, mas foi adiada em razão da programação do calendário do Poder Legislativo em relação à data, que, dentre outros eventos, marcava a realização de sessão do Parlamento Amazônico.

“A homenagem à Rádio Difusora é das mais justas, pela importância desse veículo de comunicação na história do desenvolvimento do nosso Estado”, afirma Belarmino Lins, ao ressaltar que a emissora, fundada há 63 anos, continua sendo um dos principais instrumentos de integração social, política e cultural do Norte da Amazônia.

Segundo o parlamentar, a Difusora é um exemplo de visão e arrojo empreendedor do saudoso Josué Cláudio de Souza, que ficou conhecido no Amazonas pela “Crônica do Dia” levada ao ar diariamente durante 47 anos, inicialmente na Rádio Baré e a partir de 1948 na Rádio Difusora que ele fundou em 24 de novembro de 1948.

De acordo com o parlamentar, a “Crônica do Dia”, foi a maior atração da cidade de Manaus durante muitos anos. Praticamente a cidade parava para ouvir a crônica que era levada ao ar sempre às 12 horas, quando o comércio e as indústrias fechavam para o almoço.

Nascido em Itajaí, Santa Catarina, em 20 de novembro de 1912, Josué Cláudio de Souza chegou a Manaus em dezembro de 1942 para dirigir os Diários Associados — Rádio Baré e Jornal do Commércio. Daí em diante tornou-se um cidadão admirado por todo o povo do Amazonas, merecendo o título de Cidadão do Amazonas.

O deputado destaca que Josué foi eleito pela primeira vez deputado Constituinte em 1946 e reeleito em 1950. Em 1954, se elegeu deputado Federal e em 1958 foi eleito para a Assembléia Legislativa. Em 1962, elegeu-se prefeito de Manaus e depois ficou afastado da política por vários anos, voltando a ser eleito deputado federal em 1978 e reeleito em 1982. Josué Claudio de Souza ocupou a cadeira 36 da Academia Amazonense de Letras. Nos bairros Japiim e Petrópolis, há ruas com o nome de “Josué Cláudio de Souza”, conforme lei municipal aprovada em 1996.

Fonte: Assessoria de Imprensa