PSC registra baixo índice de faltas no AM

Apenas 6% dos inscritos no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deixaram de comparecer, neste domingo (27), aos locais de prova. De acordo com a coordenadora da Comissão Permanente de Concursos (Comvest) da Ufam, Ana Galota, o percentual é baixo e dentro do esperado pela comissão organizadora.

As provas foram realizadas em 153 escolas da capital e do interior e tiveram número recorde de participantes, 51.065, 6 mil a mais que ano passado. Os vestibulandos disputam 2.786 vagas na instituição.

Pelas regras do concurso, os alunos só têm permissão para abandonar o local de prova uma hora e meia após o início da avaliação. A estudante Ana Carolina de Souza, 18, foi uma das primeiras a sair do IEA e disse que a dificuldade da prova estava  moderada.

“Fiz tudo com calma, mas algumas questões, principalmente as de Física, estavam mais difíceis”, afirma ela.

Ana tem duas irmãs mais velhas que foram aprovadas nos vestibulares da Ufam para os cursos de Engenharia e Pedagogia. Ela diz que os pais não a obrigam a passar, mas que o fato de as irmãs estudarem em uma universidade federal exerce pressão sobre ela.

Para a técnica em contabilidade Astrineide Maciel, 46, que esperava o filho terminar a prova no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), os pais dos candidatos ficam ainda mais nervosos que os filhos.

“Ele entrou muito tranquilo. Quem estava ansiosa era eu. Não vejo a hora de sair o resultado para saber se ele passou ou não”, contou ela.

Desde o ano passado, os alunos que cursam o ensino médio na rede pública do interior do Amazonas são isentos do pagamento da taxa de inscrição, que este ano foi de R$ 30.

Para a diretora  Ana Galota, o número recorde e a grande participação de candidatos do interior do estado se deve à gratuidade da taxa de inscrição.

“Essa é uma ação afirmativa da universidade que resultada diretamente no aumento dos candidatos, assim como a realização da prova em 57 municípios além de Manaus”, afirma ela.

GABARITOS
Os gabaritos das três provas já estão disponíveis no site www.comvest.ufam.edu.br. Embora a divulgação dos resultados ainda não tenha data prevista, a prioridade é dos candidatos da terceira etapa, que, se aprovados, devem ingressar na universidade a partir do ano que vem.

Saiba mais
O PSC da Ufam é dividido em três provas que são realizadas anualmente ao longo do ensino médio.

As questões são relacionadas aos assuntos estudados durante o ano letivo e na terceira prova os candidatos devem elaborar uma redação sobre um tema da atualidade. Os candidatos somam pontos a cada prova e só devem escolher o curso no qual pretendem ingressar ao se inscreverem na última etapa.

Fonte: acritica.com