Representante da Infraero vai a Câmara e nega fechamento do Aeroporto de Tefé

Gracil Lima, superintendente do aeroporto de Tefé

O superintendente do Aeroporto de Tefé, Gracil Lima compareceu na Câmara Municipal de Tefé na quinta-feira (13) para falar sobre a situação do aeroporto de Tefé.  O convite foi de iniciativa do vereador Neto Andrade (PSDB) que justificou o requerimento pela necessidade de esclarecer os boatos espalhados pela cidade de que o Aeroporto fecharia em breve em função do perigo aviário representado pelo lixão municipal. Em sua fala Gracil Lima disse que de concreto até o momento não existe nada sobre o assunto, mas ressaltou que monitoramentos constantes estão sendo realizados, até mesmo para subsidiar o executivo do município nessas questões.

Agricultura dentro do sítio aeroportuário

Além do fechamento do aeroporto, outro tema bastante discutido pelos vereadores foram as atividades agrícolas desenvolvidas por várias famílias dentro do sítio aeroportuário. Para alguns vereadores é preciso garantir a posse dessas terras para os agricultores, já que segundo eles a legalidade da posse da terra pode ser questionada. Sobre esse assunto o superintendente informou que a empresa não tem efetivo suficiente para monitorar diariamente esse perímetro, e que a empresa tolera essa situação em função da questão social do município, já reuniu com os agricultores e cadastrou cerca de 248 famílias, deixou claro também que não será permitida nenhuma edificação dentro da área e que também a atividade agrícola desenvolvida deve ser de subsistência.

Ampliação do Aeródromo

O representante da Infraero admitiu a necessidade de ampliação do aeroporto para proporcionar o melhor atendimento para os passageiros. Segundo ele até o final do ano o aumento de operações será de 200%. Ele informou ainda que segundo previsões da empresa serão 92 mil passageiros processados, ou seja que passarão pelo terminal até o final do ano, e que a Infraero regional já está analisando um projeto que possa atender essas necessidades, porém deve –se levar em conta a prioridade da empresa nesse momento que são os aeroportos das cidades sede da copa.

Ver. Neto Andrade diz que é preciso acabar com os boatos de fechamento do aeroporto