Temporal provoca morte de professores

Francisco Nacimento “F”

Um forte temporal provocou o afundamento de uma embarcação tipo catraia na tarde de segunda-feira (17/09) no lago de Tefé.

Segundo informações dois professores e uma aluna voltavam em uma canoa com um motor de popa da comunidade de Bacurí, no lago de Tefé, onde lecionavam quando foram surpreendidos pelo forte temporal.

A canoa que fazia regularmente o transporte de professores municipais que trabalham naquela comunidade naufragou, deixando desaparecidos os professores Raimundo dos Santos Bittencourt e Francisco Nascimento, conhecido como “F”. A aluna que não teve o nome divulgado conseguiu se salvar.

O trabalho de resgate feito pela Capitania dos portos e bombeiros começou ainda na segunda-feira. Na tarde de terça-feira (18) foi encontrado o corpo de Raimundo dos Santos Bittencourt que foi sepultado no mesmo dia, devido ao estado avançado de decomposição do cadáver.

O corpo de Francisco Nascimento “F” foi localizado na manhã de quarta-feira (19) onde foi levado para o cemitério de Tefé, para ser sepultado.

No cemitério de Tefé, familiares, colegas de trabalho e amigos da vítima lamentaram a tragédia. “F” além de professor municipal também cursava o curso de química no CEST/UEA, fazia parte também do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e foi presidente do DRE  da UEA em Tefé e sempre teve uma participação ativa nos movimentos sociais do município.

O acidente trouxe a tona mais uma vez a dura realidade dos professores municipais que trabalham nas comunidades do interior, diariamente colocam suas vidas em perigo ao utilizar pequenas embarcações que não oferecem as mínimas condições de segurança.