União do Vegetal é homenageada na Câmara de Vereadores

A União do Vegetal, núcleo Tefé, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal Tefeense, na noite de Quinta-Feira dia 30/07. A Sessão solene proposta pela mesa diretora, teve como justificativa o fato da instituição promover o bem estar social, e desenvolver em nossa cidade um trabalho religioso, agregando valores sociais humanos e ecológicos. Dezenas de participantes da instituição religiosa prestigiaram o evento. No plenário foi um exibido um vídeo com a história da UDV, seguidas de explanações sobre o trabalho desenvolvido no município. Para o Vereador Carioca, que presidiu os trabalhos, é importante valorizar as instituições que trabalham pelo bem estar social do nosso povo. Para Pedro Afrânio Corrêa, mestre representante da UDV é gratificante o reconhecimento do poder legislativo. Ele agradeceu a aprovação do projeto do dia da paz que acontece no dia 22/07, data que se comemora o aniversário da UDV.

Júlio Ferreira, presidente no núcleo – Tefé jardim chacronal, ressaltou o trabalho de beneficência que é realizado no município, procurando resgatar as pessoas para a prática do bem. Nesta sessão solene também foi aprovado o projeto de lei que reconhece o núcleo jardim Chacronal de Centro Espírita Beneficente da UDV como de utilidade pública.

O que è a União do Vegetal?

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – CEBUDV, religião fundada em 22 de julho de 1961 nos seringais entre Brasil e Bolívia, por José Gabriel da Costa, um homem simples, mas de grande sabedoria. Um mensageiro de Deus. O Mestre Gabriel, baiano que veio para a Amazônia como soldado da borracha, nasceu em 10 de fevereiro de 1922, num lugar conhecido como Coração de Maria na cidade de Feira de Santana no estado da Bahia.

Em Manaus o CEBUDV chegou em 29 de julho de 1968, pelas mãos do Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, discípulo formado pelo Mestre Gabriel. Hoje a CEBUDV tem sua Sede Geral em Brasília-DF e conta coma mais de 150 Núcleos e com quase 15 mil discípulos no Brasil, EUA e Europa. No Amazonas temos 11 Núcleos, sendo 10 em Manaus e um em Tefé e 4 Distribuições de Vegetal (Coari, Autazes, Novo Airão e Maués), com 1.200 sócios.

A União do Vegetal chegou a Tefé no ano de 1999, pelas mãos de nosso saudoso Mestre Luzivaldo que, naquela época havia conhecido o vegetal em Manaus no Núcleo Caupuri. Aqui ele iniciou com sua família, em sua casa na Rua Monsenhor Barrar, nº 86, Bairro olaria. Hoje funciona em Tefé o Núcleo Jardim do Chacronal, na Estrada das missões nº 1605, fundado 07 de dezembro de 2000 pelo Mestre Luzivaldo, contando atualmente com 93 sócios e tendo como Mestre Representante o Mestre Pedro Afrânio.

Assim como todas as religiões, professa um Deus Único Verdadeiro, Jesus nosso Salvador. Os ensinos e as doutrinas transmitidas pelos mestres aos discípulos são a mesma da Sagrada Escritura, porém numa linguagem de nossos dias. Os ensinos são transmitidos com perguntas e respostas, ou seja, no sistema “boca/ouvido”.

Sua Doutrina esta numa linha Cristã Reencarnacionista e tem como objetivo trabalhar pela Evolução do ser Humano no sentido do desenvolvimento Moral, Intelectual e Espiritual, na busca de construir a Paz entre todos. Tem como símbolo da paz e da fraternidade humana “LUZ, PAZ e AMOR”, é o símbolo de perfeição.

 

A reencarnação é o processo de evolução do ser humano, Deus como Pai de infinita bondade dá esta oportunidade para seus filhos, que as vezes são rebeldes, não querem seguir o caminho da retidão divina, assim, existe a reencarnação para que o espírito possa vir a terra, se limpar e ter consciência de sua existência.

Ensina seus discípulos o grande mandamento Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo para ser merecedor de receber o símbolo da União.

Dentro do ritual do Centro fazemos uso do Chá Hoasca, que é a união do cipó Mariri com a folha da Chacrona, comprovadamente inofensivo a saúde. Bebemos o chá e sob seu efeito buscamos nos encontrar consigo mesmo e com Deus, estudando e examinando a si, o que podemos melhorar em nossa prática para estarmos mais próximos e termos a Luz Dívina em nossos corações, conhecer as Leis Universais e o caminho da salvação que é Jesus.

As plantas sagradas o Mariri e a Chacrona são cultivadas, nossa região possui mais de 20.000 pés de Mairi cultivados, respeitando as Leis ambientais do país.