Vereadores aprovam doação de terreno para o IFAM

A Câmara de Vereadores de Tefé aprovou na noite de ontem quinta-feira (22) a doação de um terreno de propriedade do município para o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) onde será construído a Escola Técnica Federal de Tefé. O projeto de Lei de nº 026/2011 oriundo do Executivo Municipal, tramitou na casa em regime de urgência especial sendo apresentado e votado ainda na noite de ontem, com parecer do Vereador Tobias de Arimatéia que foi o relator da matéria na comissão de Constituição, Justiça, cidadania e Redação Final. Pelo projeto do executivo o município está doando um terreno de com Oitenta e Sete mil, Oitocentos e Oitenta e Cinco metros quadrados (87.885.00) localizado na Estrada das Missões, em frente ao terreno da União do Vegetal (UDV), e o prazo para a construção da obra será de três anos, findo os quais a área de terra ora doada retornará ao patrimônio Público Municipal.

Todos os vereadores presentes a sessão votaram favorável ao parecer do relator, o vereador Jackson Antero não compareceu.

Maria das Graças Freitas, Secretária Mun. de Educação

Para a Secretária Municipal de Educação Maria das Graças Freitas da Silva, esse momento é histórico e poderá elencar uma série de benefícios para a educação no município. Segundo ela o IFAM vem pra Tefé como universidade trazendo oportunidades de novos cursos para Tefé e municípios vizinhos, não havendo mais necessidade dos estudantes viajarem para outros locais. Em relação aos cursos que serão oferecidos pela instituição, a Secretária adiantou que num primeiro momento serão cursos técnicos de nível médio e posteriormente serão oferecidos cursos de graduação superior em Administração, Informática, Técnicas agrícolas entre outros.

Alem Bittencourt, diretor do IFAM em Coari

Alem Bittencourt, diretor do IFAM em Coari, acompanhou atentamente a votação do projeto e ressaltou a qualidade do ensino profissionalizante ofertado pela entidade, cuja mão de obra especializada foi totalmente absorvida pelo mercado de trabalho.

Vereador Cacau

Falando sobre o papel do Legislativo, o Vereador Juvenal Cacau Lopes Filho disse que o poder fez a sua parte, pois segundo ele, Tefé é um pólo e o município necessita dessas universidades para garantir melhores dias para a população. O vereador informou ainda que a Câmara votará nas próximas sessões a Lei de diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA): “ Nós estamos fazendo um pacote  para aprovar todas essas matérias que estão pendentes, pois sabemos que ano que vem é ano político e precisamos deixar tudo arrumado, pois não queremos que nada seja atropelado”, finalizou.

Fotos: Fábio de Oliveira