A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto que suspende, enquanto durar a pandemia da Covid-19, cobranças de parcelas de financiamentos feitos pela Agência de Fomento do Estado (Afeam).
O projeto é de autoria do deputado Saullo Vianna (PTB). O texto segue agora para sanção do governador.
O parlamentar explicou que, em razão dos diversos decretos e ações para conter o avanço do contágio por Covid-19 no Amazonas ao longo de um ano de pandemia, muitos comerciantes, produtores rurais e empresários tiveram suas atividades prejudicadas com fechamento de estabelecimentos não essenciais.
Isso, argumentou Saullo, acarretou na dificuldade de manter pagamentos em dia.
“A crise sanitária que o mundo todo vive há mais de um ano se agravou porque virou crise social e econômica. Infelizmente, contabilizamos nesse período perda de milhares de vidas, empregos e famílias inteiras estão com a renda comprometida. O PL aprovado por esta Casa tenta evitar que usuários de linhas de créditos da Afeam sejam ainda mais prejudicados”, disse Saullo.
A Afeam é uma empresa pública, classificada como instituição financeira não-bancária, que oferece apoio creditício e de participações em ações técnicas público-privadas, que propiciem a geração de trabalho e renda.
Fonte: BNC AmazonasBNC Amazonas/Foto: Divulgação