Keitton Pinheiro vence a eleição em Coari e mantém hegemonia do grupo de Adail

Keitton Pinheiro foi escolhido pelo grupo político de Adail Pinheiro para disputar a eleição suplementar (Foto: Divulgação)

COARI (AM) – O candidato do PP, Keitton Pinheiro, venceu a eleição suplementar em Coari e será o prefeito do município até dezembro de 2024. A vitória dele representa a manutenção da hegemonia do grupo político liderado por Adail Pinheiro em Coari. Com mais de 86,11%¨das seções eleitorais totalizadas, Keitton tem 53,26% dos votos válidos. O segundo colocado, Robson Tiradentes Júnior, tem 35,21%. Em seguida, aparece o candidato Zé Henrique com 11,04% e Mil Mitouso, com 0,49%.
A eleição suplementar foi realizada depois que o prefeito Adail Filho, reeleito em 2020, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, que negou o registro de candidatura dele sob a alegação de que ele estava no terceiro mandato consecutivo.

Adail Filho foi eleito em 2016, dois anos depois de o pai dele ter o mandato cassado. Adail Pinheiro foi eleito em 2012, mas teve que deixar o cargo em 2014, porque a Justiça Eleitoral também cassou o registro de candidatura dele. Como ele cumpriu um ano e 10 meses de mandato, a Justiça Eleitoral considerou como um mandato da família Pinheiro e o mandato de Adail Filho de 2017 a 2020 como o segundo mandato.
Keitton Pinheiro teve como principal adversário o candidato do PSC, Robson Tiradentes Júnior, o mesmo que em 2020 ficou em segundo lugar na disputa com Adail Filho. A coligação de Tiradentes Junior foi autora da ação na Justiça Eleitoral que resultou na cassação de Adail Filho.

A eleição suplementar em Coari foi marcada por uma disputa raivosa entre os dois grupos políticos – Pinheiro e Tiradentes – com xingamentos e insultos de ambos os lados. Nos últimos dias de campanha, milhares de pessoas foram às ruas em caminhadas e carreatas de um lado e de outro.

O candidato Robson Tiradentes teve o apoio do governador do Amazonas, Wilson Lima, do mesmo partido PSC. No sábado, Lima esteve em Coari para participar do último ato de campanha de Tiradentes, e disse que ele representava a mudança.

(Colaborou Murilo Rodrigues)

*Com informações do Amazonas Atual