Campeonato Mundial de Luta Livre Esportiva reúne mais de 600 atletas

Com atletas de vários países e estados brasileiros, a Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada no bairro de Flores, zona centro-sul de Manaus, foi palco do Campeonato Mundial de Luta Livre Esportiva no domingo (1º/07). O campeonato, que acontece pela segunda vez em Manaus, recebeu o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O evento é realizado pela Federação Internacional de Luta Livre Esportiva (FILL), em parceria com a Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva (CBLLE), com a direção da Federação Amazonense de Submission e Luta Livre Esportiva (Fasub).

Presente no evento e acompanhando as lutas, o secretário da Sejel, Manoel Almeida, destacou a satisfação de poder contribuir com o mundial.

Para o grão Mestre, oitavo dam, Bosco Lima, que é presidente da Confederação Brasileira de Luta Livre Esportiva (CBLLE), Manaus é a cidade com melhor estrutura para receber o mundial por conta da referência para a modalidade. “Para este evento, de tão grande magnitude, Manaus é a cidade mais capacitada, não só pela estrutura física e organização que mostra em cada evento, mas pelo crescimento que a Luta Livre vem exibindo aqui. Ano passado tivemos poucas crianças no brasileiro competindo, mas hoje, mais de 200 crianças lutaram. Isso configura uma excelente base para nossa modalidade e fortifica a referência da capital manauara, que é o primeiro polo da Luta Livre Esportiva no Brasil”, disse Bosco.

Segundo Antônio Aleixo, presidente da Fasub, o campeonato foi um sucesso. “Sem sombra de dúvidas este segundo mundial na nossa cidade foi um sucesso. Isso se deve por conta do número de inscritos, dos duelos de alto nível e exibindo um total crescimento da nossa base de Luta Livre. Somos, atualmente, a cidade com mais adeptos de lutadores e isso é resultado do trabalho sério que nossa federação desenvolve”, pontuou Antônio.

Fotos: Divulgação