Estar presente em pelo menos 70% do Estado até 2025. Esta é a meta do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), anunciada na noite desta segunda-feira, dia 11 de julho, durante a cerimônia de celebração 140 anos da corporação, a segunda mais antiga do Brasil. Nós temos várias metas. Como a ampliação das unidades de proteção civis e de meio ambiente que queremos expandir para todo o interior. Para isso, temos um planejamento estratégico até 2025, onde, com a ajuda do governador, nós atingiríamos 70% do interior, explicou o Coronel Fernando Sérgio Austregésilo Luz, comandante geral do CBMAM.
Ainda de acordo com comandante, o aumento de efetivo e equipamentos é essencial para os planos da corporação. Essa expansão esta sendo trabalhada gradativamente. Futuramente temos uma previsão de concursos públicos, para que consigamos aumentar nosso efetivo. E também através da criação do Fundo Especial de Bombeiros, estamos conseguindo fazer uma arrecadação para fazer investimentos de aparelhamento e reaparelhamento, completou.
Atualmente, a corporação está presente na capital, com oito postos e em sete municípios do interior do Estado (Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Tefé, Tabatinga, Iranduba e Rio Preto da Eva) com um contingente de 712 bombeiros militares e com 81 viaturas e 10 embarcações. O Amazonas tem muito orgulho dos seus soldados do fogo e sabemos a dificuldade que eles vêm passando com o efetivo pequeno. Hoje, o órgão seria a prioridade numero um, em termo de concursos públicos, uma vez que existem apenas em torno de 700 homens para um estado de dimensões continentais como o nosso, afirmou o secretário estadual de Segurança Pública Sérgio Fontes.
Fontes disse que o projeto é viável e que o Governo do Estado está disposto a realizar os investimentos necessários. Essa programação de expansão já foi avaliada e é viável, claro que vai depender dos recursos, mas certamente o governador José Melo é sensível a isso. Ele não fez isso ainda, pois a lei de responsabilidade fiscal não permite, mas assim que for possível, não temos dúvida que os bombeiros terão seu concurso, afirmou Fontes.
Aniversário
Segundo Corpo de Bombeiros mais antigo do País, o CBMAM realizou uma grande cerimônia para celebrar seus 140 anos. Com a presença de diversas personalidades civis e militares, a celebração teve direito a um grande desfile de oficiais e os veículos equipados da entidade.
Hoje é um dia muito importante e eu tenho um enorme orgulho de estar à frente de uma corporação tão competente e disciplinada. Sendo uma das mais antigas do Brasil, temos a obrigação de desempenhar nosso trabalho com excelência, apesar das dificuldades que enfrentamos, disse o Coronel Fernando Sérgio.
Na ocasião, também aconteceu a entrega das comendas Medalha de 30 anos de Serviço para os bombeiros militares que contam com mais 30 anos de efetivo serviço na corporação; Medalha Comandante Ventura para os bombeiros que se destacaram com mérito intelectual; Medalha Leovegildo Coêlho para os bombeiros militares e servidores civis que se destacaram no empenho de bem servir à corporação; Medalha Sálvio Belota para as personalidades que se destacaram em atos de coragem e bravura em ações de salvamento e a maior honraria concedida pelo CBMAM: a Medalha Imperador Dom Pedro II.
FOTOS: NATHALIE BRASIL/SECOM