A Rádio Educação Rural de Tefé comemorou 48 anos de existência na quinta-feira (15). Pertencente a Fundação Dom Joaquim a emissora foi fundada no dia 15 de Dezembro de 1963, mas sua outorga foi concedida em 1962, devido ao esforço do bispo Dom Joaquim de Lange.
Com seu estúdio funcionando na Praça Santa Teresa, no centro da cidade, e seu parque transmissor no campo do “Jiquitáia” na estrada do Aeroporto, a emissora nasceu da necessidade de um veículo de comunicação para evangelizar e educar.
Durante mais de 20 anos, a Rádio Educação Rural de Tefé ficou sob a direção de Padre Paulo Verweyen, espiritano holandês, que ficou ajudando o funcionamento da emissora na parte técnica até o seu falecimento. Em 1987, a direção foi confiada ao missionário leigo, Thomas Schwamborn que renovou os equipamentos da emissora e a informatizou.
Durante muito tempo, a emissora ficou conhecida como a “Escola de Rádio”. Pelos microfones da rádio, já passaram vários profissionais, como o primeiro locutor Hamilton de Oliveira Santos, Pedro Guedes, Roberval, Cesário Gomes, Gelson Rodrigues (já falecido), Ronildo Carvalho, José Lino, Praxedes Bittencourt, Dário Roberto – em atividade até hoje, com o programa Esporte Total, Suzye Sevalho, Valcy de Morais, Fábio de Oliveira e muitos outros.
A emissora conta com programas na área jornalística, cultural, religiosa, esportiva e educacional e integra a Rede Católica de Rádio e Rede de Notícias da Amazônia.
A Rádio Educação Rural de Tefé alcança todos os municípios do Amazonas, estados da Região Norte e países vizinhos. Com seus potentes transmissores, o sinal da emissora vai muito além do Estado do Amazonas – chega aos povos que vivem na floresta, aos ribeirinhos e aldeias indígenas.
Atualmente a Fundação Dom Joaquim que mantém a Rádio Educação Rural de Tefé é presidida por Dom Sérgio Eduardo Castriani, bispo prelatício de Tefé.
Ao falar dos 48 anos da emissora o diretor Thomas Schwamborn disse que 2011 foi um ano difícil do ponto de vista administrativo-financeiro, porém gratificante. As receitas publicitárias oriundas do comércio local não foram suficientes para fazer frente às despesas da emissora, que não envolve só o estúdio, mas todo um prédio que pertence a Fundação Dom Joaquim, e que necessitou de reparos estruturais, sem falar na manutenção dos equipamentos e parque transmissor. Thomas destacou a participação da população de Tefé no bingão em prol da emissora, realizado no mês de maio, o qual arrecadou mais de Quarenta Mil reais.
Rádio Rural na Internet e perspectivas pra 2012
Para o próximo ano o diretor anunciou a aquisição de um novo transmissor para a onda média, segundo ele o local de instalação do equipamento está sendo preparado e em breve haverá uma mudança extremamente positiva no sinal da emissora. Nesse ano a Rádio Rural iniciou sua transmissão pela internet, podendo ser acessada em qualquer do mundo, mas segundo ele, as dificuldades financeiras deverão continuar, por isso é importante continuar contribuindo.
Rádio Rural – Linha editorial independente, sem compromisso político
Um ponto que o diretor Thomas Schwamborn faz questão de frisar é a independência editorial, jornalística e de programação da emissora. Ele ressalta que a rádio não está ligada a nenhum político ou administração municipal, a preocupação é com a comunicação e a evangelização. Em 2013 a emissora completará 50 anos no ar.
Ouça a emissora no: www.radioruraltefe.com.br