Rebelião na delegacia de Tapauá é controlada

Os presos fizeram refém um guarda municipal e exigiram a presença dos Direitos Humanos e da imprensa.

A rebelião de detentos em Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus) foi controlada por volta das 17h. A confirmação foi dada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel David Brandão, e pelo delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, durante entrevista coletiva no Comando-Geral da PM, localizado em Petrópolis, zona sul de Manaus. Os quatro líderes do movimento foram transferidos para Manaus.

Por determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), logo após tomar conhecimento da situação, policiais militares do Batalhão de Choque e da Companhia de Operações Especiais (COI), além de um delegado da Polícia Civil, foram enviados ao município para atuar no controle da ocorrência. Após intensa negociação, o motim foi controlado.

Os quatro presos que lideraram a rebelião são Leandro Monteiro dos Santos, 24, Eric Santana de Castro, 20, Adiel Barros Amâncio, 26, Anderson Miranda da Silva, 27. Após revista na unidade, a PMAM recolheu oito facas, coletes e uma submetralhadora, sem munição, que foram retirados da reserva de armamentos da delegacia. O guarda municipal, Daniel Batalha, foi feito refém e saiu sem ferimentos.

Integração – Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, o trabalho integrado das polícias conseguiu controlar a revolta dos presos e restabelecer a ordem na cidade. Enquanto aconteceu o motim, a frente da delegacia foi ocupada por curiosos. Brito destaca que a Polícia Civil está montando uma estratégia para fortalecer a presença no interior.

A Delegacia de Tapauá possui 16 detentos em regime fechado e outros seis em regime semiaberto.

Foto: Reprodução/Tv em Tempo