Vinte equipes técnicas da Secretaria Geral de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) iniciaram, nesta semana, a 2ª segunda etapa de inspeções nos municípios do interior do Amazonas. As atividades seguem até o dia 4 de agosto com inspeções em órgãos presentes nas cidades. Órgãos da administração direta e indireta do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus também estão sendo auditados.
Nesta segunda etapa, as equipes irão percorrer 37 municípios, realizando análises nas suas respectivas prefeituras e câmaras municipais, assim como em órgãos e entidades da administração indireta do interior, com o objetivo de verificar se as informações contidas nas prestações de contas do ano de 2017, entregue ao TCE este ano, correspondem à realidade e se o dinheiro público foi aplicado corretamente, conforme determinam as leis.
Entre as cidades que inspecionadas estão Tefé(15 a 28/07), Rio Preto da Eva, Itacoatiara, Envira, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Anori, Novo Airão, Benjamin Constant, Novo Aripuanã, Manicoré, Guajará, Ipixuna, Codajás, Eirunepé, Carauari, Itamarati, Santa Isabel do Rio Negro, Lábrea, Borba, Nova Olinda do Norte, Uarini, Fonte Boa, Jutaí, Canutama, Boca do Acre, Pauini, Beruri, Manaquiri, Juruá, Anamã, Itapiranga, Silves e Boa Vista do Ramos.
A primeira etapa de inspeções foi realizada entre os dias 24 de abril e 11 de maio e mobilizou 22 equipes técnicas da Secex que visitaram 27 prefeituras municipais, câmaras municipais e demais órgãos da administração indireta do interior, seguindo determinação da conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, que solicitou que todas as inspeções da 1ª Etapa fossem finalizadas ainda no primeiro semestre e a segunda no início do segundo semestre, para que a tramitação processual das prestações e o julgamento delas aconteçam com celeridade.