Amazonino lidera apertado e dispara na rejeição, diz DMP/Tiradentes

A primeira pesquisa DMP/Rede Tiradentes da intenção de voto do eleitorado amazonense para o próximo governador do estado, divulgada nesta quarta, dia 1.º, apresenta o candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT) na liderança, com 24,1%, no estudo estimulado (nomes são apresentados ao entrevistado).

Dentro da margem de erro de 2,6% dos dados, Amazonino ficou com uma liderança apertada sobre o bloco de três adversários praticamente empatados em segundo lugar. O pré-candidato do PSB, David Almeida, tem 18,2%, o candidato do PSC Wilson Lima, 16,1%, e o pré-candidato Omar Aziz (PSD) obteve 15,5%.

Os que manifestaram intenção de anular o voto ou que ainda não sabem em quem votarão são 24,2% dos pesquisados.
A pesquisa foi realizada na capital Manaus e mais cinco municípios, entre os dias 23 a 30 de julho. Amazonino, David e Omar têm uma distribuição equilibrada da intenção de voto entre a capital e o interior, variando de 1 a 3 pontos percentuais. Wilson foi o único com mais preferência de voto no interior do estado.
Veja a distribuição:

Rejeição elevada
Amazonino também é o nome mais rejeitado para as eleições. Ele alcançou 30,3%, o dobro do segundo colocado em quem o eleitor não votaria, o deputado estadual David Almeida, que obteve 15,7%. Omar ficou com 14,5%.
Wilson Lima, que nunca assumiu cargo público e, portanto, tem menos parâmetros para uma avaliação de rejeição pelo eleitor, ficou com 4,8%.

Segundo turno
De acordo com a pesquisa, em provável disputa do governo em segundo turno, Amazonino teria 33,6% dos votos contra 31,9% de David.
Contra Omar, o candidato à reeleição ficaria com 33,4% contra 28,4%. Se o adversário for Wilson, o placar pró-Amazonino seria de 35,9 a 33%.
Detalhe importante nesse ponto do estudo é o elevado índice de eleitores que pretendem anular o voto, votar em branco ou não revelou em quem votaria. Somados, variou de 30 a 38% de um universo de 1.533 pessoas entrevistadas.

Corrida pelo Senado
A ex-deputada Rebecca Garcia (PP), que no último domingo, dia 29, se apresentou como candidata a vice-governadora na chapa com Amazonino Mendes, liderou com folga a intenção do primeiro voto para as duas cadeiras no Senado. Confira os números da pesquisa.

O que dizem outras pesquisas
Antes da DMP/Tiradentes, outros institutos de pesquisas publicaram estudos. Compare dados:
Pesquisa Intake dá empate técnico entre candidatos a governador
Resultado de pesquisa faz prefeito Arthur Neto rir à toa
“Eleição será decidida no segundo turno”, afirma pesquisador da Action
• ‘Chapa de Omar faz cinco deputados federais e um senador’, diz Durango

Dados da pesquisa DMP/Tiradentes
Este primeiro estudo da empresa DMP foi registrada no TSE com AM-03330/2018. A confiabilidade é de 95%. A metodologia é uma pesquisa quantitativa com utilização de questionário estruturado, e amostragem probabilística simples, com efetuação de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional.

Com informações do BNC Amazonas