Em 1º lugar nas pesquisas para o governo do Amazonas, o candidato Wilson Lima (PSC) esteve nessa quarta-feira(10), com o presidente do TRE do Amazonas, desembargador, João Simões, para pedir ação enérgica do Tribunal contra as fake news.
“Parabenizo o tribunal pelo trabalho realizado no 1º turno das eleições” disse Lima.
O candidato da coligação Transformação por um novo Amazonas assumiu o compromisso de continuar fazendo uma campanha limpa, sem ataques morais ao adversário.
De agosto a 08 de outubro, o tribunal recebeu 151 denúncias de fake news e conteúdos ofensivos a candidatos. “Demos andamento a todas às demandas recebidas”, afirmou o presidente do TRE. O Tribunal criou o Comitê de Combate e Prevenção às Fake News, que conta com juízes que encaminham rapidamente às ações propostas pelas assessorias jurídicas dos partidos. O TRE determinou a exclusão de 92 conteúdo das redes, rastreou 20 IPs, identificou 32 usuários responsáveis por conteúdos considerados impróprios e sete ações de impulsionamentos de conteúdos considerados ofensivos ou fakes.
Contrariado com a sujeira feita na cidade por candidatos que despejaram “santinhos” nas ruas, o desembargador disparou: “0 o eleitor não vai escolher seu candidato no meio do lixo”.
Pelo menos 80 candidatos estão sendo multados por terem sujado a cidade.
Foto: Divulgação