O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira, (01/02), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), e teve o objetivo de alinhar ações estratégicas para as primeiras atividades no Município, para a realização do I Fórum Comunitário, previsto para os dias 10 e 11 de março deste ano.
Estiveram presentes durante a reunião, o secretário de educação, esporte e cultura, Marcus Lúcio de Sousa, a secretária de saúde, Lecita Marreira, a coordenadora executiva pedagógica, Janete Plóia, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 2), Raimunda Monteiro, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS 1), Alcilene Situba, do Conselho Tutelar, Raquel Pontes, da secretaria de Assistência Social e Cidadania, Caroline do Nascimento, além de representantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
Para o secretário de educação, Marcus Lúcio, a mobilização e engajamento dos adolescentes é algo importante no município e visa possibilitar o conhecimento de novos temas, discutir sobre o local onde vivem e seus problemas, compartilhar vulnerabilidades e debater sobre seus direitos. “A promoção de encontros, por sua vez, vai se mostrar indispensável, já que sem participação social não há efetiva garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens”, destacou o secretário.
Durante a discussão foram escolhidos os locais onde os mobilizadores da educação, saúde, assistência social atuação e juntos serão analisados a realidade do município, assim como, oferecer um diagnóstico para montar um plano municipal com as ações voltadas para criança e adolescentes, baseado nas metas e estratégias da edição 2021-2024 do Selo Unicef.
“Nós estamos mobilizando todas estas equipes, nossas secretarias de educação, de saúde e de assistência social e cidadania, assim como os nossos demais parceiros, nessa nova empreitada em busca do selo Unicef”, disse Wagner Rocha, articulador do Selo Unicef no município, que atua junto a outros mobilizadores visando fortalecer as políticas públicas do município de Tefé em favor das crianças e dos adolescentes.
Por meio da parceria direta com o executivo, em nome do prefeito Nicson Marreira, será possível, a partir de agora, realizar as ações dos pré-fóruns no dia 09 de fevereiro, na sede do município, dia 15, no Distrito de Caiambé, dia 23, no Abial, Colônia Ventura, Conjunto Castanheiras e bairro Deus é Fiel, finalizando no dia 28 de fevereiro, na sede do município, novamente.
A proposta é que cada núcleo formado crie sua própria identidade como, por exemplo, definir o nome para o ambiente de discussão. O essencial é que meninos e meninas consigam expressar suas ideias, apontar suas principais necessidades para seu desenvolvimento e dialogar com gestores municipais, lideranças comunitárias, professores, familiares e adolescentes no esforço de propor ou fortalecer políticas públicas.
*Com informações da assessoria/Foto: Will Amaral