A Secretaria de Saúde de Tefé, através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, realizou na terça-feira, 22/11, uma capacitação com os profissionais da área de saúde do Posto Médico do Exército, sobre a importância do CIEVS no município e os agravos e enfrentamento ao vírus Monkeypox, que desencadeia a doença conhecida como varíola dos macacos. O encontro ocorreu no auditório Posto Médico, localizado na 16° Brigada de Infantaria de Selva (Estrada do Aeroporto).
Para Zarele Onofre Alencar Neves, médica da Saúde da Família, a capacitação foi uma boa iniciativa e de extrema importância e tranquiliza tanto os profissionais quanto a população no combate ao vírus Monkeypox. “Tefé demonstra que está sempre atenta às demandas que acontecem no mundo e no Brasil”, disse.
“Nosso objetivo aqui, além de destacar como funciona a nossa Rede (CIEVS), foi a de explanar que a unidade tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do sistema de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população”, destacou Itelvina Sousa, coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica.
*Com informações da assessoria