Uma aula diferente e recheada de muitos desafios, fortes emoções e muita adrenalina alusiva ao Dia Nacional da Matemática, celebrado no sábado, 06/05, foi realizada pelos professores das Escolas Municipais Wenceslau de Queiroz, localizada no bairro Fonte Boa, e Doroteia Bezerra dos Santos, no Santa Luzia. As gincanas aconteceram nesta sexta-feira, 05/05, durante os turnos da manhã e tarde, com os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental.
Mais de 500 alunos participaram das atividades lúdicas procurando despertar nos alunos o raciocínio lógico-matemático através de resolução de problemas, estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e a criatividade na resolução de problemas. As atividades aconteceram no auditório da unidade e dentre os critérios avaliados estavam torcida organizada e o comprometimento de cada sala de aula.
Estiveram envolvidas oito equipes do 5º ao 9º anos, integradas por alunos classificados em etapas internas, nas escolas urbanas do município. A atividade foi prestigiada pelo secretário de Educação, Cultura e Esporte, através da Coordenadora de Matemática, Silvia Vieira, da diretora de Educação, Lilia Vitorio, Fernando Agiel, professoras, professores e funcionários das escolas.
Para a diretora da Escola Wenceslau de Queiroz, Lilia Vitorio, a iniciativa é inovadora e a expectativa é que atividades lúdicas sejam realizadas em outras datas comemorativa.
“Quero parabenizar todos os professores de matemática envolvidos neste projeto. É muito importante que as aulas não sejam só realizadas em sala de aula. Outros ambientes devem ser explorados e devem se tornar campos da construção do saber. Nós já estamos projetando e incentivando novas programações com os demais professores da escola a desenvolverem programações referentes as datas comemorativas de seus componentes curriculares”, disse a diretora.
Silvia Vieira, Coordenadora de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura – SEMEEC, como se deu a conquista para a consolidação do Dia Nacional da Matemática, celebrada no dia 6 de maio.
“Hoje, celebramos um grande dia para alunos, professores e admiradores da Matemática. Como parte da conquista efetiva da data, em 2004, o Congresso Nacional aprovou um projeto de lei de autoria da então deputada Raquel Teixeira que propunha que o Dia Nacional da Matemática fosse celebrado em 6 de maio. E no dia 26 de junho de 2013, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a lei 12.835, que instituiu oficialmente o Dia Nacional da Matemática”, explica Silvia.
O Prefeito Nicson Marreira assegura que os projetos pedagógicos na área da educação têm grande valor para o crescimento e expressividade da qualidade da educação municipal quando realizados com compromisso e responsabilidade.
“Nós temos orgulho hoje da educação municipal. Sabemos que ainda é pouco em vista do que temos ainda para fazer. Queremos construir uma Tefé referência positiva em todas as áreas que compõem o nosso governo, pensando no melhor para cada cidadão tefeense. Os nossos professores e demais profissionais da educação estão de parabéns na realização dos projetos que promovem a qualidade no ensino e trazem retorno positivo na vida de cada criança, de cada aluno do nosso Município”, pontua o Prefeito de Tefé.
Marcus Lúcio de Sousa, Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura, comenta sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), previsto para o período de 23 de outubro a 3 de novembro, no dia 7 de julho e no dia 27 de setembro deste ano. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
“Os nossos professores já estão preparando os nossos alunos para mais uma edição do Saeb. E isso acontece de várias formas, por meio de projetos lúdicos, dentre outros, pois sabemos da importância dessas avaliações que medem a qualidade da educação do País”, comenta o secretário.
O Saeb
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, por meio de ofício, que o SAEB 2023 seguirá os moldes das edições de 2019 e 2021, garantindo a comparabilidade da série histórica e baseando-se nas Matrizes de Referência que datam de 2001 para avaliação de Língua Portuguesa e Matemática no 5º e no 9 ano do ensino fundamental, bem como na 3ª série do ensino médio.
Para a edição de 2023, o SAEB seguirá com a aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano do ensino fundamental e com a aplicação dos testes de ciências humanas e da natureza para os 9º anos, como acontece desde 2019, quando foi iniciada a implementação das novas Matrizes de Referência alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.
Malba Tahan
O dia 6 de maio foi escolhido em homenagem a Malba Tahan: um grande escritor, matemático e educador brasileiro. Malba Tahan é um personagem fictício criado por Júlio César de Mello e Souza, um brasileiro que tornou-se professor, educador, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do modernismo brasileiro, e, através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática do Brasil. Ele viveu 79 anos (1895-1974), a maior parte no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu.
Embora não fosse árabe e de nunca ter ido ao oriente médio, se dedicou a estudar a língua, filosofia e cultura dessa sociedade. Assim, surgiu seu mais famoso pseudônimo: Ali Iezid Izz-Eduim Ibn Salim Hank Malba Tahan, ou simplesmente Malba Tahan.
No início do século, era desafiador os autores nacionais conseguirem publicar qualquer obra: os livreiros e os donos de jornais tinham medo de ficar no prejuízo. Assim, Mello e Souza ousou se lançar como escritor, criar uma figura exótica e estrangeira chamada Malba Tahan, e dessa forma, se tornou tradutor dos contos de Tahan.
Ele escreveu dezenas de livros: “A Sombra do Arco-íris (seu livro predileto)”, “Lendas do Deserto”, “Céu de Allah”, o famoso “O Homem que Calculava”, além de escrever diversas outras obras.
*Com informações da assessoria