Tefé sediou a IV Semana Municipal de Fisioterapia

Foto: Divulgação

De 13 a 18 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Centro Especializado em Reabilitação (CER – João Ferreira) e instituição FAMETRO, promoveram a IV SEMANA MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA, com o tema “O PULMÃO DO MUNDO PEDE SOCORRO – UMA PERSPECTIVA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA”.

Nos dias 13 e 14 (domingo e segunda-feira), como parte da programação, na Praça Remanso do Boto foram disponibilizados diversos serviços em saúde para a população Tefeense, como ventosaterapia, massagem relaxante, auriculoterapia e outros.

De 17 a 18 (quinta e sexta-feira) um ciclo de palestras e minicursos voltados para a área da saúde foram oferecidos. Na quinta-feira, no auditório do CETAM, diversos profissionais deixaram sua contribuição. O médico Adailton Almeida voltou sua palestra para a temática – O pulmão do mundo arde em chama, o enfermeiro Agnaldo Silva voltou sua participação para a – Oxigenioterapia e Gasometria, já a professora Rosileide Alves abordou temáticas frente as – Disfunções Sexuais Femininas e Masculinas, o professor Ilkenison Pinheiro abordou sobre – Primeiros Socorros (Técnicas de Transporte de Vítima) e para finalizar, foi promovida uma Roda de Conversa: Crenças sobre Dor – Uma Perspectiva do Saber Tradicional e Científico, além de Resolução de Casos Clínicos promovida pelo fisioterapeuta Ronnie Von.

Na sexta-feira, foram realizados os minicursos: atuação da fisioterapia na parada cardiorrespiratória entre unidade de terapia intensiva, noções de atendimento pré-hospitalar no trabalho de parto, anatomia palpatória, incontinência urinária – suas causas e intervenções fisioterapêuticas e bandagens funcionais.

O evento de abertura promovido neste dia 17, contou com a participação da coordenadora do CEUNI FAMETRO Tefé – Lucilane Souza, Gabriel Amorim – fisioterapeuta, coordenador do CER e do Curso de Fisioterapia da FAMETRO, Larisha Moriz – enfermeira e coordenadora do CEREST, Adailton – médico da Semsa, Wendel Cavalier – docente FAMETRO e Whenndra – docente FAMETRO.

*Com informações da assessoria