Com Aula Magna proferida pelo governador Omar Aziz, teve inicio nesta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, o período letivo para os alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) matriculados nos cursos de oferta regular da instituição na capital e no interior. Em mensagem dirigida aos mais de 22,3 mil alunos matriculados, proferida no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), no bairro Cachoeirinha, em Manaus, e transmitida via satélite para todos os núcleos da UEA no interior, o governador falou sobre os avanços alcançados pela instituição, entre eles a primeira eleição direta para a escolha de reitor..
Os 5.808 novos alunos que acabam de ingressar já entram com o direito de votar para eleger o novo reitor, com as eleições marcadas para acontecer no mês de março próximo. “Hoje, estamos completando um ciclo que iniciou em 2010, quando assumi o governo e minha primeira atitude em relação à UEA foi dar o direito à comunidade acadêmica escolher os diretores de unidade. A partir daí, abriu-se um espaço para a discussão que fez com que chegássemos a um estágio tão grande que é a escolha do reitor, consolidando o processo de democratização na UEA”, disse o governador.
Outras conquistas relevantes no processo de consolidação da UEA citada pelo governador é o fato da instituição estar presente em todos os municípios e a construção da Cidade Universitária. Segundo o governador, todos os 62 municípios possuem cursos de nível superior. Além disso, 17 deles estão ganhando núcleos da instituição, sendo o mais recente o de Envira, a 1.208 km de Manaus em linha reta.
Sobre a Cidade Universitária, que está sendo erguida em Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus, o governador disse que não terá tempo de inaugurar a obra, mas que se sente realizado em ter criado o projeto e lembrou que o complexo terá alojamento para 2 mil estudantes do interior. “Eu espero ter contribuído para engrandecer a UEA ao passar pelo governo”, afirmou Omar Aziz.
O governador também agradeceu a presença do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Levi da Conceição, que veio a Manaus para firmar com a UEA convênio de cooperação técnica. A parceria, que terá duração de cinco anos, foi assinada nesta segunda-feira (17 de fevereiro). O convênio de cooperação mútua prevê a criação de novos programas de pós-graduação e a qualificação de cerca de 300 professores do quadro de docentes da UEA. Com isso, a instituição deve ampliar dos atuais 20% para 50% a quantidade de professores em serviço com titulação de mestrado e doutorado. A cooperação engloba a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e vai beneficiar também grupos de pesquisa em atuação no Estado.
Vagas na capital e interior – Do total de 5.809 vagas ofertadas para 2014 no Vestibular e no Sistema de Ingresso Seriado (SIS), 1.940 foram destinadas às unidades da UEA em Manaus e 3.585 aos Núcleos e Centros da Universidade no interior do Amazonas. Em 2014, a UEA oferece 38 cursos de oferta regular (oferecidos anualmente), sendo nove cursos novos na capital e interior: Arqueologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Educação Física, Tecnologia em Agrimensura, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Construção Naval, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Petróleo e Gás.
FOTO: ALEX PAZUELLO/AGECOM