ADS e Conab/Sureg-Am anunciam parceria para apoiar a comercialização de produtos orgânicos

IMG-20160604-WA0087

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – ADS, a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB/SUREG-AM e a Rede Maniva e Agroecologia – REMA fecham parceria para viabilizar a comercialização de produtos orgânicos através do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, com o objetivo de estimular a produção sustentável e promover a importância da alimentação saudável, além de garantir uma melhor renda aos agricultores do Amazonas.

Os alimentos orgânicos, como legumes, frutas, verduras, mel, leite ou carne animal, são produzidos sem a adição de artifícios, entre eles agrotóxicos ou hormônios, portanto, mais benéficos à saúde. No entanto, custam cerca de 30% mais caros que os convencionais e um dos motivos é por ter uma menor escala de produção.

De acordo com o presidente da ADS, Lissandro Breval, além de ajudar o fortalecimento do mercado interno, a parceria com a CONAB/SUREG-AM irá garantir ao produtor de orgânicos mais uma renda familiar. “A produção de alimentos orgânicos local hoje está principalmente à Região Metropolitana de Manaus e no município de Rio Preto da Eva. Queremos com essa parceria de comercialização ampliar essa produção para outras regiões”, explicou.

O técnico agrícola, Pedro Biondo, ressalta que é importante fortalecer a produção e a comercialização de alimentos orgânicos, pois são isentos de substâncias químicas tóxicas nocivas ao ser humano, garantindo a segurança de produtos mais nutritivos e saborosos promovendo melhor qualidade de vida ao ser humano. “Além disso, a agricultura orgânica é muito importante porque evita a erosão do solo, através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, entre outras. O solo se mantém fértil e permanece produtivo por vários anos”, descreveu.

Atualmente, o Programa de Aquisição de Alimentos é uma das alternativas para o agricultor familiar participar do mercado institucional de comercialização. Segundo o representante da Conab/AM, Thomaz Meirelles, o Programa, criado em 2003, prevê a possibilidade de aquisição de alimentos produzidos por agricultores familiares. “Os alimentos orgânicos poderão atender pessoas beneficiadas por programas sociais em virtude de insegurança alimentar ou risco nutricional”, enfatizou.

Potencial – Para o coordenador da REMA, Márcio Menezes, o Amazonas tem grande potencial e aptidão para agricultura orgânica, inclusive de frutas. “Com essa parceria poderemos incentivar ainda mais esses cultivos, resgatar alimentos já esquecidos e oferecer ao consumidor com um preço mais acessível. Além disso, a agroecologia permite aos agricultores a utilização de técnicas mais sustentáveis e com baixo impacto, por não usar agrotóxicos ou fertilizantes minerais”, concluiu.

O anúncio da parceria entre a ADS, CONAB/SUREG-AM e REMA, foi feito no encerramento da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As compras do PAA para os produtos orgânicos serão antecipadas especial da agricultura familiar, com doação simultânea.

Foto: Divulgação