Campanha contra a Influenza tem 1.535 salas de vacinação em todo Estado

O governador Wilson Lima, o prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, reuniram a imprensa na tarde desta terça-feira (19/03), na sede do Governo, para falar sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) no Amazonas. O lançamento oficial ocorreu às 9h, no Parque Municipal do Idoso, na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

Wilson Lima destacou que o Amazonas é o primeiro estado a iniciar a campanha, em 2019. “A antecipação da campanha era um pleito antigo e observamos essa sensibilidade do Governo Federal em atender nosso apelo. Conversei com o secretário e ele já nos garantiu esse esforço para que, no ano que vem, nós possamos ter a campanha antecipada para cá, respeitando nosso período de chuvas, que agrava a epidemia. Esse comprometimento me deixou muito satisfeito”, frisou.

Ele também destacou que 48 municípios do interior já receberam a vacina. “Foi montada uma logística para distribuição da vacina aqui na capital, onde há a maior concentração de casos e também para o interior. Até sexta-feira, todos os municípios terão as doses da vacina”, assegurou o governador.

Público prioritário – A meta da campanha é imunizar um milhão de pessoas no Estado, obedecendo o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. O titular da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, que está em Manaus para o lançamento da campanha, enfatizou que a vacina é uma estratégia importante, mas não é destinada a evitar a circulação do vírus, mas sim para evitar que casos graves e óbitos ocorram nos grupos prioritários.

O público-alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).

Imunização – Serão 1.535 salas de imunização abertas nos 62 municípios, das quais 153 em Manaus. Na capital, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura, no Parque do Idoso, na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e nas Centrais de Distribuição do Leite do Meu Filho. Vale destacar que, 30 UBSs funcionarão com horário diferenciado em todas as zonas da cidade – além das dez que já funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h, mais 20 serão abertas de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e de 8h às 12h, no sábado.

A Susam também abrirá salas de vacina nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC) e três Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI), de 8 às 17h, para seus públicos específicos. No interior, além das UBSs, cada uma das 61 prefeituras definirá suas salas de imunização.

Dia D – O “Dia D” de vacinação contra a Influenza será 30 de março, quando acontece uma grande mobilização para a intensificação da campanha, conforme anunciado na última segunda-feira,18/02, durante a reunião extraordinária do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à H1N1, composto por órgãos do governo, da Prefeitura de Manaus, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e órgãos de segurança, que passaram a integrar o colegiado.

De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Neto, serão disponibilizados 681 postos de vacinação em toda as zonas da capital, com 3.040 profissionais de saúde envolvidos.

Documentação – Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus irão aproveitar a Campanha de Vacinação contra a Influenza para a atualização das outras vacinas.

Segurança – O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-AM) atuará integrado à campanha. O aparato tecnológico do CICC ficará disponível em prol da vigilância das unidades, além do reforço do policiamento ostensivo. A parceira que visa garantir a segurança dos usuários e profissionais de saúde com a intensificação das rondas policiais nas imediações das UBSs que receberão os grupos prioritários para vacinação, que também terá a participação da Guarda Municipal, por meio do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM) no patrulhamento.

Interior – O Governo está disponibilizando aeronaves da Casa Militar para apoiar os municípios mais distantes na entrega das vacinas. Nesta terça-feira, uma aeronave levou para cinco municípios da região do rio Juruá e São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro e amanhã seguirá para a calha do Purus, além de Atalaia do Norte. Apuí e Tonantins também estão na lista para receber vacinas por meio aéreo até quinta-feira.

Todo um esforço está sendo feito entre o Governo do Estado e as prefeituras municipais para que a campanha possa começar simultaneamente em todo Estado ou em praticamente todos. Mas, diante das grandes distâncias e das dificuldades de logística, é possível que alguns municípios não consigam estar abastecidos para iniciar a campanha nesta quarta-feira. Por isso, a Casa Militar disponibilizou aeronave para transportar as vacinas aos locais mais distantes. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) também disponibilizou veículos para abastecimento de alguns municípios por via terrestres.

Números – De acordo com a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na tarde de segunda-feira, pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), foram notificados 666 casos, sendo 107 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 96 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

São 27 óbitos por H1N1 no Estado, sendo 22 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos, dos 34 ocorridos neste período, entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas. Apenas 60% dos pacientes que evoluíram para óbito utilizaram em algum momento do atendimento o antiviral oferecido gratuitamente na rede pública e particular da capital e do interior.

Histórico sobre a vacina – A campanha de vacinação contra a Influenza é ofertada pelo Ministério da Saúde desde 1999, para público prioritário seguindo critérios epidemiológicos para definição de risco, entres eles pessoas que apresentam o sistema imunológico comprometido e desta forma podem ter a evolução rápida para o quadro de síndrome respiratória aguda grave e alguns casos levar à morte.

Foto: Divulgação