Campanha de combate às Hepatites realizou mais de 64 mil testes rápidos, em 21 dias

hepatite-Copy

Balanço parcial da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) aponta que a Campanha pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28 de julho) realizou 64.470 testes rápidos para detectar os tipos B e C da doença, no Amazonas. As ações, que abrangeram capital e interior do Estado, começaram em 8 de julho e encerraram no último dia 29.

A adesão à campanha foi considerada positiva pelo secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza. As ações foram promovidas pela Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), e realizadas em parceria com as secretarias municipais de saúde e entidades que atuam no setor.

“Realizamos quase 80% dos 82 mil testes rápidos disponibilizados para a campanha e esse número deve ser ainda maior, porque nem todos os municípios já enviaram os resultados. É uma boa meta, um bom percentual. E o mais importante é que todos os municípios participaram das ações”, observou.

Segundo a infectologista Silvana Lima, coordenadora estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, dos 64.470 testes rápidos realizados, 237 (0,36%) tiveram resultado positivo, conforme balanço parcial, sendo 181 reagentes para o tipo B e 56 para o tipo C.

Manaus concentrou a maior parte dos testes realizados e dos resultados positivos. Na capital, as testagens foram realizadas, durante a campanha, em 6.279 pessoas, com 36 reagentes. Tefé teve 26 resultados positivos, entre os 3.982 testes rápidos feitos durante a campanha. Em Manacapuru, 20 dos 2.716 testes realizados deram reagentes.

De acordo com Silvana Lima, as atividades de conscientização e prevenção serão reforçadas nos municípios que apresentaram os maiores números de confirmações. “Vale lembrar que esse teste rápido é uma triagem. Essas pessoas que tiveram resultado positivo serão acompanhadas e passarão por novos exames”, observou.

A campanha deste ano teve como lema “Liberdade é se cuidar. Que tal testar?”, em um convite à população para cuidar da saúde. “Existe uma certa resistência das pessoas em fazer o teste, mas isso está mudando. Fizemos  essa campanha para chamar a atenção da população, mas é importante ressaltar que o exame para hepatites B e C está disponível o ano todo e deve ser feito na rede de Atenção Básica. Assim como a vacina para hepatite B”, destacou.

Além dos testes rápidos, a campanha promoveu a distribuição de 600 mil preservativos masculinos e mais de 200 mil folders informativos, nas unidades de saúde e em pontos estratégicos dos municípios. A diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim, orienta que a população continue em alerta contra a doença, que decorre da inflamação do fígado e muitas vezes só se manifesta quando se agrava. “A detecção precoce, a tempo de tratar e evitar a progressão e transmissão da doença, é muito importante”, afirmou.

As hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas agulhas, escova de dentes, lâmina de barbear e outros objeto e transmissão  vertical (de mãe para o bebê, durante o parto).

NÚMEROS

AMAZONAS

Testes realizados – 32.276 (tipo B) e 32.194 (tipo C), totalizando 64.470

Resultados positivos – 181 (tipo B) e 56 (tipo C), totalizando 237

MANAUS

Testes realizados – 2.804 (tipo B) e 3.475 (tipo C), totalizando 6.279

Resultados positivos – 24 (tipo B) e 12 (tipo C), totalizando 36

Foto: Reprodução