Canoísta Colombiano é resgatado, após ser atacado por piratas, no rio Solimões, região de Tefé

O canoísta colombiano Rafael Antônio Flores, 35, foi resgatado por uma equipe de busca e salvamento, da Agência Fluvial de Tefé, na segunda-feira, 15, após sofrer ataques de “piratas de rio”, nas proximidades da comunidade de São Raimundo, município de Tefé.

Rafael, que estava tentando navegar a extensão do Rio Solimões, desde a cidade de Machu-Picchu, no Peru, até Belém, no Pará, navegava em um caiaque, na companhia de um gato, de nome Salomão.
Ele contou a reportagem do Portal Tefé News, que acampou nas proximidades da comunidade de São Raimundo, após um dia intenso de viagem, e por volta das 17:00 chegou uma lancha com cerca de doze homens, fortemente armados, que o espancaram, enquanto perguntavam pela droga que ele estaria transportando.

Após vários minutos de espancamento e ameaças, os homens foram embora, porém, destruíram sua embarcação e levaram alguns equipamentos que ele transportava, como telefone via satélite, câmeras fotográficas, coletes e discos rígidos.
Mesmo ferido, Rafael conseguiu acionar o SPOT (Rastreador Pessoal Via Satélite) que informou a uma empresa de segurança nos Estados Unidos, a sua localização, permitindo assim que esta empresa entrasse em contato com a Marinha Brasileira, solicitando o resgate.

Foto: Fábio de Oliveira/Portal Tefé News

O colombiano disse que que lembrou do caso da inglesa canoísta britânica Emma Kelty, de 43 anos, que desapareceu às margens do Rio Solimões no dia 13 de setembro de 2017, vítima de piratas, e que vai aconselhar aqueles que pensarem em tentar fazer o percurso do rio sozinho, em canoa, a reforçarem a segurança.

Após ser atendimento por profissionais de saúde em Tefé, Rafael e o gato Salomão, viajaram de volta para Tabatinga, e depois para Letícia, Colômbia, onde residem. Neste momento, ele só quer ficar com a família, posteriormente, ele irá decidir se voltará para concluir o restante do trajeto.

Foto: Divulgação