Estado do Amazonas cai para 7º no ranking de focos de calor na Amazônia Legal

Dos 11.142 focos registrados na Amazônia Legal nos nove primeiros dias de setembro, somente 819 ocorreram no Amazonas, colocando o Estado em 7º no ranking nacional de queimadas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Amazonas reduziu 73,38% o número de focos de calor em comparação ao mesmo período em 2018, quando foram registradas 3.077 queimadas na região.

Durante o mês de agosto, o Amazonas estava em 3º no ranking de estados com mais focos. Em setembro, o estado caiu para a 7ª posição. No país, lideram o ranking, entre os dias 1º e 9 de setembro de 2019, os estados de Mato Grosso (4.009 focos), Tocantins (1.734), Pará (1.489), Rondônia (1.150), Maranhão (987) e Acre (931). O Amazonas registrou 819 focos, seguidos dos estados do Amapá, que teve apenas 20 focos, e Roraima, com três.

A queda no número de focos é resultado das ações em campo realizadas no sul do Amazonas pelas operações Curuquetê e Verde Brasil, coordenadas pelo Governo do Amazonas e Governo Federal, por meio do Exército Brasileiro. As ações contam com trabalho conjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Defesa Civil do Amazonas, Polícia Federal e Exército Brasileiro.

Estiagem – De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, o mês de setembro costuma registrar aumento de queimadas em toda a região amazônica devido à intensificação da estiagem, por isso o órgão continua atento ao monitoramento e segue realizando ações de educação ambiental. “A Sema e os demais órgãos estaduais e federais intensificaram as ações de combate aos focos de calor neste período, que historicamente registra altos índices de queimadas. Estamos ampliando as atividades de educação ambiental nas áreas críticas, com estratégias para reduzir os danos à floresta. Os resultados divulgados nesta semana evidenciam o trabalho da força-tarefa estadual e federal”, reforçou.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, destacou que as ações de fiscalização estão seguindo para outros municípios no sul do Estado, evitando que as queimadas voltem a crescer. “Iniciamos a operação com foco maior em Apuí e Humaitá, que lideravam o número de focos, e tivemos uma redução significativa. Apuí, que liderou o número de focos em agosto, saiu da lista dos municípios com mais focos no país e até mesmo da lista estadual. Identificamos agora que o problema começou a migrar para outros municípios, como Lábrea e Boca do Acre, e estamos reforçando a ação nestas áreas. Continuamos usando inteligência e tecnologia para apoiar as operações, garantindo maior efetividade”, disse.

Ações socioambientais no Amazonas – Com o objetivo de prevenir a prática das queimadas na Região Metropolitana de Manaus (RMM) e nos municípios do sul do Amazonas, a Sema está realizando um ciclo de palestras de educação ambiental nas escolas dos municípios de Itacoatiara, Autazes e Manacapuru, além de ações de sensibilização na zona rural do município de Apuí.

As atividades são desenvolvidas em parceria com as prefeituras municipais e preveem ações pedagógicas voltadas para informar moradores e alunos da região sobre o uso do fogo nesta época do ano.

Regularização ambiental – O Ipaam está no município de Apuí com um mutirão de regularização de processos expedidos no ano de 2018 para licenciamento de atividades referentes à agricultura familiar, criação de animais de grande porte, pedidos de outorga pelo uso de recursos hídricos, entre outros serviços disponibilizados pelo órgão.

A renovação das licenças e expedição dos serviços de regularização para a população ocorrerá até a sexta-feira (13) no Centro Multifuncional da Sema e Ipaam no município.

Foto:Divulgação/SEMA