Governo do Amazonas entrega 20 próteses oculares a pacientes

07-06-2016-PRÓTESE-OCULAR---FOTO-NATHALIE-BRASIL--(2)

Pacientes da rede pública de saúde que sofreram a perda de um dos olhos ganharam mais conforto e autoestima com a entrega de vinte próteses oculares definitivas, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Policlínica Codajás, na manhã desta terça-feira, dia 7.

“Todos os pacientes que receberam o componente ocular tiveram atendimento com os óptico-protesistas responsáveis pelo procedimento de moldagem da prótese, ou seja, todas as peças são personalizadas de acordo com a necessidade dos pacientes”, explicou a supervisora do Centro Especializado em Reabilitação Tipo 3 (CER 3), Josenira Almeida. De acordo com ela. Cada equipamento tem um custo médio de R$ 1,9 mil e foi cedido pelo Estado.

De janeiro até março deste ano, mais de 14 mil próteses oculares, auditivas, ortopédicas e estomizadas, foram entregues pela policlínica, o que representa um investimento de mais de R$ 160 mil para garantir aos pacientes conforto e autoestima. A iniciativa segue uma programação que começou em fevereiro de 2016, quando 210 itens foram entregues a pessoas inscritas.

Os beneficiados são pessoas que perderam o globo ocular e necessitam da prótese para manter a resistência dos músculos das pálpebras e o funcionamento das vias excretoras de lagrimas. Além disso, as próteses têm uma função estética que influencia diretamente na forma como o paciente se relaciona com a sociedade.

“Eu quase não dormi de tanta ansiedade, esperando para usar a minha prótese. A partir de agora não vou mais precisar enfrentar olhares curiosos e estranhos por onde eu passo”, disse o industriário Rocklane Vieira, que há três anos perdeu a visão do olho esquerdo sem motivo médico aparente.

Ainda para este ano, A Policlínica Codajás deve entregar 39 próteses para membros superiores, 21 para membros inferiores e pelo menos 37 órteses para pacientes da rede pública de saúde.

FOTO: NATHALIE BRASIL