Mapeamento de negócios orientará parceria com investidores chineses

mapeamento-de-negócios

O mapeamento de potenciais oportunidades de negócios no Amazonas voltado para investidores chineses foi o primeiro passo definido pelo recém-criado grupo de trabalho que vai estruturar a parceria com as empresas asiáticas, conforme determinação do governador José Melo.

A fabricação de painel solar e de instrumentos de medição de energia é um dos focos de prospecção de empresas da China no Amazonas. Também estão na mira dos investidores chineses negócios nos segmento de mineração, fármacos, cosméticos e piscicultura.

Na reunião realizada nesta quarta-feira, na Seplan-CTI, com a comitiva de técnicos chineses, o secretário de estado de Planejamento Thomaz Nogueira destacou que é fundamental, antes de tudo, identificar as demandas dos investidores para que o Estado possa definir um estratégia de acompanhamento acerca da implantação desses projetos. Foi marcada uma reunião na próxima semana para que sejam definidos os arranjos necessários, de ordem técnica e tributária, para que se iniciar o processo de elaboração dos projetos.

A reunião realizada na Seplan-CTI é um desdobramento do encontro, na terça-feira, dia 19, entre o governador José Melo e a comitiva de investidores chineses interessados no mercado local, quando foi formado uma comissão, que inclui também o secretário de Estado de Fazenda Afonso Lobo, para desembaraçar os eventuais entraves na atração dos parceiros chineses. Naquela reunião também ficou acertado que o Amazonas irá participar, em setembro, de uma feira de exposições na China, que reúne cerca de 30 países asiáticos, com o objetivo de mostrar as oportunidades oferecidas pelo Estado.

Segundo Nogueira, a parceria que vem sendo estreitada com os empreendedores chineses desde o ano passado é de mão dupla. “Queremos também colocar nossos produtos no imenso mercado chinês, um jogo de ganha-ganha, como tem de ser”, adiantou. O secretário admitiu que a cultura exportadora local ainda é incipiente, mas adiantou que estão avançadas as discussões com o Governo Federal com o objetivo de qualificar as operações de exportação via Amazonas.

Na avaliação do representante da Câmara Brasil-China em Manaus, empresário Frederico Itajahy, que ficará responsável pela intermediação das negociações com os chineses, essa nova rodada de negociações com o Governo do Estado tem se mostrado das mais promissoras. A meta agora é retornar para a China com um esboço consolidado de projetos que podem ser implantados no Estado.

Fotos: Divulgação