Projeto ‘Giulia, Mãos que Falam’ será destaque em programa de televisão em rede nacional

proj-giulia

Na tarde desta terça-feira, 29 de março, a equipe de reportagem do programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo de Televisão, esteve na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) para gravar uma reportagem sobre o projeto “Giulia, Mãos que Falam”. A matéria será exibida nos próximos dias em rede nacional e pretende divulgar um novo produto de tecnologia assistida produzido no Amazonas, pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), com apoio da empresa Recofarma.

“Giulia, Mãos que Falam” é um kit tecnológico baseado em inteligência artificial que promete ajudar a facilitar a comunicação de pessoas surdas. A ferramenta começa agora a chegar ao público alvo e, antes de usar o equipamento, os beneficiados estão passando por um treinamento especial realizado na Seped. Ao todo, 100 pessoas surdas estão sendo contempladas nesta primeira fase do projeto pelo Governo do Estado.

Os primeiros aparelhos do Giulia foram viabilizados pelo governo estadual através de apoio da empresa Recofarma, no valor de R$ 800 mil. O projeto tem o apoio da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira. A Seped faz o acompanhamento e monitoramento do processo de adaptação da tecnologia e a interlocução entre os usuários surdos e a Fucapi, parceira no projeto, que oferecerá o suporte ao kit Giulia (braçadeira e celular Android).

Patente – A nova tecnologia é baseada em inteligência artificial e possibilita a comunicação entre surdos e pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Criado no Laboratório de Robótica e Automação da UEA, o projeto de tecnologia assistiva está sendo patenteado.

O projeto foi idealizado pelo professor Manuel Cardoso, da UEA, e consiste no desenvolvimento de uma braçadeira com sensor que traduz em som o significado de movimentos de quem está utilizando o aparelho. A braçadeira é posicionada logo abaixo do cotovelo, onde são captados os sinais biológicos dos músculos do antebraço e da mão. O sensor capta esses sinais e os transmite, via Bluetooth, para um aparelho celular.

FOTO: FÁBIO COSTA/SEPED