Servidores da segurança pública e órgãos integrantes recebem capacitação para atendimento pré-hospitalar

iesp

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realizou na manhã desta terça-feira, 5 de abril, atividade prática dos alunos da 1º turma do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

O curso faz parte do cronograma do Programa de Capacitação em Segurança para Grandes Eventos-Jogos Olímpicos 2016 da Secretaria de Segurança do Amazonas e destina-se à capacitação dos agentes da segurança pública e demais profissionais que atuarão na prevenção e atendimento de ocorrências durante os eventos que serão realizados nas Olimpíadas 2016 em Manaus-AM.

O curso proporcionou aos 30 profissionais dos órgãos integrantes de segurança (Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, SSP-AM, Polícia Rodoviária Federal, Manaustrans, Guarda Municipal, Susam e Corpo de Bombeiros) a possibilidade de ampliar seus conhecimentos para atuarem na Atividade Pré-Hospitalar, exercitando habilidades para utilizarem as técnicas necessárias para a prestação do correto socorro, no ambiente pré-hospitalar, para uma vítima de trauma ou de emergência médica, visando minimizar danos à saúde e ampliando as chances de sobrevivência, em caso de acidentes ou males súbitos durante os eventos das Olimpíadas 2016.

Suporte básico de vida – Além de ampliar conhecimentos para conhecer os aspectos legais do Atendimento Pré-Hospitalar e conhecimento das noções de biossegurança, anatomia e fisiologia os alunos também exercitaram habilidades para técnicas de suporte básico de vida até a chegada de Unidade Especializada ou de profissional da área médica ou remoção da vítima para unidade hospitalar, bem como a estabilização de pacientes na cena de emergência, parto, ferimento com arma branca e procedimentos de transporte adequado ao serviço especializado.

Aperfeiçoamento dos servidores – Segundo o diretor geral do Iesp, José Antonio Saraiva, os cursos deste programa servirão não somente para os eventos dos jogos, mas também para todas as situações de grandes eventos que Manaus realizar. “Esse cronograma visa capacitação e aperfeiçoamentos dos servidores, portanto uma atividade contínua, que posterior aos eventos das Olimpíadas 2016 em Manaus, os servidores estarão aptos para exercer as habilidades adquiridas em qualquer outro evento”, disse o diretor.

O curso será apresentado em duas edições, esta primeira, começou dia 28 de março e encerrou com a atividade prática desta terça-feira, 5 de abril, e a segunda turma, prevista para ser realizada em maio de 2016. O Programa de Capacitação em Segurança para Grandes Eventos – Jogos Olímpicos 2016 irá capacitar cerca de 680 servidores até julho deste ano.

FOTOS: ALEANDRA CRUZ/IESP