Uarini: Vereadores chamam a atenção das autoridades para os problemas do Hospital local

A situação precária em que se encontra o Hospital Regional Franco Lopes, em Uarini, tem sido motivo de preocupação para quatro vereadores do município. Eles procuraram a imprensa para alertar as autoridades, sobretudo o prefeito do município, sobre a real situação da saúde no município.

Em uma visita ao hospital, os vereadores Edvilson Lopes(Soló), Edvilson Ferreira(Biro), Augusto Cordeiro e Hermogenes Lopes puderam comprovar as denúncias recebidas no legislativo. Conversando com a direção interina da unidade, foram informados que há meses o gerador de energia não está funcionando, e que mesmo com as solicitações da direção, a prefeitura ainda não tomou nenhuma providencias para solucionar o problema. Outra situação grave, que prejudica os usuários, é a falta de internet para a transmissão de dados dos exames coletados na unidade. A prefeitura não restabeleceu o serviço que antes era realizado regularmente, e ainda segundo a direção, o hospital está recebendo doação de alimentos de feirantes e comerciantes para minimizar a falta de alimentação: o pouco recebido é dividido entre funcionários e pacientes.

A falta de materiais básicos como seringas, gases e medicamentos é outra dificuldade enfrentada no dia-a-dia pelos profissionais, segundo eles.

Para o presidente da Câmara do município, Edvilson Lopes(Soló), a situação do Hospital é extremamente preocupante: ” Queremos alertar as autoridades, principalmente o prefeito, para evitar que o pior aconteça. Estamos passando por várias interrupções no fornecimento de energia, e o hospital está sem gerador. Imagine numa emergência, alguém passando por um procedimento cirúrgico e o fornecimento de energia é interrompido? Temos que parar com esse empurra- empurra entre estado e município e resolver o problema. cada um tem que assumir o seu papel”. alertou.

A falta de material para o atendimento básico da população não é uma realidade só do hospital. Postos de saúde do município não conseguem dar o atendimento adequado aos usuários, tendo que suprir a demanda buscando o material em outros postos ou no hospital, informou o vereador Hermógenes Lopes.

A Secretária Municipal de saúde, Toska Alves, atendendo a solicitação dos vereadores, prestou esclarecimentos em uma sessão que discutiu os problemas na saúde do município e confirmou as reclamações recebidas pelo legislativo.

Foto: Fábio de Oliveira / Portal TeféNews