1885 ou 1855? Qual é a data correta do Brasão da Bandeira do Município de Tefé?

Foto: Divulgação

O Brasão da Bandeira de Tefé, um dos principais símbolos oficiais do Município Amazonense, distante a 523 quilômetros de Manaus, foi pauta na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira, 7.

Datado de 15 de junho de 1885, o símbolo era usado nas repartições da administração municipal com esta data por muitos anos de maneira incorreta. O erro não está no dia e mês, e sim no ano “1885”.

ENTENDA O CONTEXTO

O erro não consiste no Decreto que oficializa a data, mas na inscrição desenhada no Brasão da Bandeira do Município. No documento a inscrição por extenso está contida de maneira correta, porém, no Escudo foi adicionada incorretamente por anos.

De acordo com as professoras Elane Cristina e Laísse Wládia, da Coordenação de História, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), a data correta é 15 de junho de 1855, instituída por meio do Decreto n° 47/78 de 24 de maio de 1978, na Gestão do Prefeito Manoel Armando da Silva Retto.

A informação parte de um estudo realizado pela coordenação de história da SEMEEC, durante mais de dois meses ininterruptos, nos principais documentos oficiais, pesquisas em acervos científicos públicos e privados, consultas a estudiosos da área e escritores sobre a temática.

“Esse foi um pedido especial a nossa coordenação de história depois de ser por inúmeras vezes questionado sobre o porquê de o Brasão possuir duas datas. Nunca tinha prestado atenção, e acredito assim como muitas pessoas e isso foi passando ao longo do tempo. Depois da solicitação, a nossa equipe de SEMEEC foi em busca da veracidade dos fatos até encontrar e isso nos motivou a trazer a público como proposta de retificação”, comentou o Secretário da SEMEEC, Prof. Marcus Lúcio de Sousa.

“Ao longo de muito tempo essa data esteve errada, porém, parece que ninguém nunca teve o interesse em propor alguma iniciativa de correção deste período de suma importância para o aspecto histórico, cultural e socioeconômico de nosso município”, explicou Elane Cristina, coordenadora do estudo e de história da SEMEEC.

Laísse Wládia, outra realizadora do estudo, corrobora os dados. “Hoje, depois deste levantamento de informações e constatada a data correta, trouxemos aos parlamentares o tema como proposta de retificação da data. Estamos positivas de que vai dar certo”, destacou Wládia.

A proposta por meio de requerimento foi lida pelo vereador professor Manuel Situba, tendo como relator o vereador Daniel Barbosa. Após a leitura, o documento foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Agora, o requerimento segue para sanção no gabinete do Prefeito Nicson Marreira e Vice-prefeito Preto Veloso.

Depois de sancionado pelo executivo, caberá a administração municipal fazer a correção em todos os prédios públicos municipais, documentos, veículos, redes sociais, bem como, nos sites e páginas oficiais da Prefeitura de Tefé e suas secretarias.

HISTÓRIA

Para a elaboração do Brasão do Município, o Prefeito promoveu um concurso interno na
Prefeitura. Vários foram os concorrentes. O Prefeito estabeleceu que o Escudo deveria ter a castanheira, árvore simbólica do município e se referisse à data de elevação de Tefé à cidade.

Dentre os concorrentes, foi aprovado o trabalho da funcionária Elzian Gomes Pessoa. Quanto ao trabalho da vencedora é o seguinte: O Brasão é uma figura Oblonga, dividida ao meio por uma Tarja Amarela, na qual se encontra a inscrição “Bertholetia Excelsa”.

No centro, em um campo branco, a castanheira do Brasil. Na parte superior, em cor azul, um triângulo, dentro do qual se encontra a constelação do Cruzeiro do Sul. Na parte inferior, há uma faixa de cor amarela com a inscrição “15 de junho de 1855 Tefé”.

O triângulo significa a trindade: Deus, Pátria e Família. A tarja amarela simboliza o rio Solimões. As estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul representam a sede do município e os quatro distritos. Bertholetia Excelsa é o nome científico da castanheira, principal produto de extrativismo do município.

A Bandeira do Município de Tefé, instituída pelo Decreto Municipal n° 14/72, de 13 junho de 1978. O Escudo do Município foi oficializado pelo Decreto n° 47/78 de 24 de maio de 1978 pelo Prefeito Armando Retto.

*Com informações da assessoria/Semeec