Comissão do 1° Encontro dos NUCAs em Tefé se reúne com instituições parceiras

Foto: Ascom/Semeec

A comissão intersetorial do Selo UNICEF da Prefeitura de Tefé realizou nesta sexta-feira, 24/03, a terceira reunião de alinhamento para a realização do 1° Encontro dos NUCAs em Tefé, que acontecerá no dia 28 de abril, no Instituto Mamirauá, na sede do município. O objetivo do evento é fortalecer as ações sobre a temática Mudanças Climáticas, o qual está em consonância com o tema “Promover a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes”, conforme orientado no Guia de Participação Cidadã, bem como consta no Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA).

Em paralelo ao evento, será realizada capacitação referente ao cumprimento das atividades do Selo UNICEF e Busca Ativa Escolar (BAE) para os articuladores do Selo UNICEF dos 22 municípios convidados da calha do Solimões.

A reunião, que aconteceu de forma virtual, contou com a presença da equipe da Visão Mundial, parceiro implementador do Selo UNICEF, 2021-2024; adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Tefé; bem como com representantes das instituições parceiras do evento, como Instituto Mamirauá e Universidade do Estado do Amazonas. A expectativa é que os adolescentes dos NUCAs dos municípios participantes tenham um dia repleto de aprendizado e troca de experiências sobre o tema das mudanças climáticas e soberania alimentar.

“Pela primeira vez, a Capital do Médio Solimões, Tefé, no Coração da Amazônia, vai receber um evento mundial voltado aos adolescentes amazonenses com a temática sobre mudanças climáticas. Uma comitiva do UNICEF dos Estados Unidos, Brasília e Manaus deve prestigiar o evento”, destacou Wagner Rocha, articulador do Selo UNICEF em Tefé.

Participação cidadã

O evento será realizado no Instituto Mamirauá, no dia 28 de abril de 2023, sexta-feira, das 8h às 17h, com a realização da Prefeitura de Tefé, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Visão Mundial, UEA e Instituto Mamirauá.

Participaram também da reunião, os secretários de Educação, Esporte e Cultura, Marcus Lúcio, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Daniel Sacha, os quais destacaram a importância da parceria e promoção do evento de impacto internacional.

“Não queremos só reunir pessoas sem propósito, estamos alinhando essa parceria porque acreditamos no compromisso que cada instituição presente possui com as políticas públicas em prol dos direitos das crianças e adolescentes”, disse Marcus Lúcio.

Daniel Sacha comentou sobre o impacto futuro do resultado do evento. “Possuímos uma grande quantidade de adolescentes matriculados em nossa Rede Municipal de educação, o que o UNICEF tem preparado a curto, médio e longo prazo a esse público-alvo, no sentido de capacitação técnica e mercado de trabalho?”.

Na oportunidade, Mauro Cristo, mobilizador estadual do Selo UNICEF pela Visão Mundial, comentou que a partir de abril, há uma prospecção de atividades que devem ser implantadas aos adolescentes dos 55 municípios participantes do Amazonas com a parceria dos NUCAs. “Estamos felizes com a inserção e o empenho de todos na realização da dinâmica efetiva do Selo UNICEF. Todos estão de parabéns!”, disse.

A iniciativa em Tefé tem o total apoio do Prefeito Nicson Marreira e vice-prefeito Preto Veloso, administração que, em 2021, aderiu à campanha “Tefé em Busca do Selo UNICEF – 2021-2024”.

NUCAs no Amazonas

O Amazonas tem 55 Nucas formados, cada um deles com pelo menos 16 integrantes, sendo 8 meninas e 8 meninos, sob a coordenação de um mobilizador de adolescente, indicado pela gestão municipal. Esses espaços são um ambiente de troca e participação entre pares e sua implementação é recomendada pela metodologia do Selo UNICEF. Na atual edição do Selo UNICEF, os Nucas são estimulados a desenvolver ações que envolvam os seguintes temas: mudanças climáticas; prevenção da gravidez na adolescência; enfrentamento ao racismo e às violências; e o empoderamento de meninas e igualdade de gênero.

*Com informações da assessoria