De capital para capital: Tefé participa de evento do Selo Unicef, na Capital da Primeira Infância

Foto: Wagner Rocha

Apresentar e validar um rápido diagnóstico da situação da Infância e adolescente do munícipio e aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e adolescentes. Estes foram os objetivos do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Boa Vista, que ocorreu nesta quinta-feira, (24), em Roraima.

Tefé, a Capital do Médio Solimões, foi a única representante do Estado do Amazonas, no evento que contou também com a presença de 15 municípios, totalizando cerca de 120 pessoas. Esta é a quarta vez que Boa Vista concorre a certificação do Selo Unicef.

Para chegar a título de Capital da Primeira Infância, Boa Vista também recebeu apoio de dezenas de instituições ligadas ao tema. Entre elas a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, do Brasil, e Fundação Bernard Van Leer, da Holanda, e referência na primeira infância mundial.

Assim, obter parcerias e construir um diálogo mais efetivo em defesa dos direitos das crianças e adolescentes é requisito básico para o fortalecimento e avanço para certificação do Selo. Participar de eventos como este do 1º Fórum Comunitário de Roraima, permite alinhar conhecimento e experiências na concretização de uma sociedade mais igualitária, democrática e ativa.

“Temos, aqui, também a presença de Tefé, da Região do Médio Solimões, no Estado do Amazonas. Ao participar deste momento ímpar para cada representante, é visível o empenho que os articuladores e mobilizadores realizaram para chegar até aqui e juntos agregarem mais conhecimento sobre as temáticas abordadas, para em seguida desenvolverem em seus municípios”, enfatizou a representante da Unicef Brasil, Elizabeth Cavalcante.

Para Wagner Rocha, Articulador do Selo Unicef de Tefé, a participação no 1º Fórum Comunitário foi primordial para adquirir mais saberes e práticas sobre a realização das atividades estratégicas do Selo, inclusive do 1º Fórum Comunitário do Município, previsto para acontecer nos dias 24 e 25 de março.

“A gente se sente lisonjeado por ter participado deste evento, isto significa que agora nós levamos para Tefé, na bagagem uma gama de conhecimento relacionado ao Selo Unicef, aprimorando e nos proporcionando maiores experiências enquanto articulador e mobilizadores”, pontuou Wagner Rocha.

Para o mobilizador da educação de Tefé, Cleiton Dalbem, com esta articulação de saberes é possível se construir políticas mais efetivas, na medida em que o orçamento público direto à criança e ao adolescente passa a ter visibilidade.

“É um prazer estar nessas discussões, e mais gratificante ainda saber que a Prefeitura de Tefé, na Gestão do Prefeito Nicson Marreira e Preto Veloso, está totalmente integrada para cumprir as metas relacionadas à educação”, disse o mobilizador da educação.

“Tefé não poderia estar fora desse tema tão importante. O Governo do Povo tem de fato dado prioridade à criança e ao adolescente. Temos a responsabilidade e a preocupação de cuidar de vidas, seja na cidade ou no interior. Nossa juventude precisa de políticas públicas com mais efetividade”, destacou Elton Marques, mobilizador do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Tefé.

No evento, esteve presente também a equipe da Visão Mundial, composta por Mauro Cristo Castro, Benjamin Sousa Maia, Maria Lucinete Trindade Bezerra, a representante da Unicef Brasil, Elizabeth Cavalcante, articuladores e mobilizadores de outros municípios.

*Com informações da assessoria