Distrito de Caiambé sedia 2º Pré-Fórum do Selo Unicef de Tefé

Fotos: Bernardo Oliveira

Priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. Este é o principal objetivo da adesão do Selo Unicef, que se acentua por meio da participação popular do municípios do Brasil. Em Tefé, interior do Amazonas, mais de 150 ribeirinhos, indígenas, comunidades tradicionais, profissionais da educação, saúde e assistência social e cidadania, segurança pública, engajadas neste objetivo, participaram do 2º Pré-Fórum do Selo Unicef, que aconteceu no Distrito de Caiambé, nesta quarta-feira, (16).

Por reconhecer a importância da obtenção do Selo Unicef, a Prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), e mobilizadores intersetoriais, dentre os quais estão, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Conselho Tutelar, Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS) e Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), fortalece e incentiva a realização das atividades em prol da Campanha Tefé em Busca do Selo Unicef (2021-2024).

Na segunda etapa da Campanha, as equipes intersetoriais realizaram ações estratégicas, no Ginásio Desportivo do local, e em seguida, na Escola Municipal Rural Esther Lima, onde os presentes participantes de atividades de acordo com cada eixo temático apresentado. Durante o evento, o Articulador do Selo Unicef de Tefé, Wagner Rocha da Silva, falou sobre a mobilização das atividades e importância da Campanha para o Município Tefeense.

“O município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada, e também que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento do CMDCA e a participação de adolescentes. É por isso que estamos aqui realizando estes Pré-Fóruns”, destacou Wagner Rocha.

Fotos: Bernardo Oliveira

Já o secretário de educação, esporte e cultura, Marcus Lúcio de Sousa, pontuou que a partir da adesão do Selo Unicef, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas e mobilizar esforços para promover seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência.

Para o prefeito de Tefé é visível que esta região concentra um número considerável de crianças e adolescentes que não têm seus direitos garantidos; ou que possuem acesso a serviços básicos, mas não na qualidade necessária para o seu desenvolvimento.

“Esta realidade já está mudando. Nós sabemos que há 20 anos, o Selo UNICEF tem se mostrado uma estratégia de sucesso para incentivar municípios na promoção dos direitos da infância. Nossa Gestão não foge destes objetivos, é por isso, que nosso Governo está engajado nesta causa, a fim de construir uma cidade melhor para cada criança e cada adolescente”, disse o Prefeito de Tefé, Nicson Marreira.

A liderança indígena da Etnia Kokama, e agora articulador em sua aldeia, Cacique Anilton Bras da Silva, da Comunidade indígena Porto Praia, ficou entusiasmado com as ações apresentadas e que a forma de abordagem de cada eixo temático em sua comunidade. “A gente está aqui se capacitando para mostrar todos estes benefícios aos nossos parentes. Lá, nós temos muitas crianças e adolescentes, acho que é muito importante levar esse conhecimento a todos eles”, disse o líder indígena.

*Com informações da Ascom Semeec

Fotos: Bernardo Oliveira